A arte como fonte histórica e História como contextualização da arte: Possibilidades de interdisciplinaridade no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p261Palavras-chave:
Ensino de História, Arte, Fontes históricas, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de interdisciplinaridade no ensino de História e Arte no Ensino Médio e explora a década de 1930, a partir de fontes primárias e secundárias. Como fontes primárias, temos as obras pictóricas Operários e Segunda Classe, de Tarsila do Amaral bem como Morro e Café, de Candido Portinari. Já como fontes secundárias, embasamos em diversas pesquisas sobre o objeto de estudo. Em relação à metodologia, destaca-se a revisão bibliográfica para as fontes secundárias, explorando o período da década de 1930, partindo de diferentes perspectivas e a metodologia de leitura de imagens para analisar as fontes primárias. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que a interdisciplinaridade surge como proposta que possibilita o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes do Ensino Médio, na aprendizagem dos conhecimentos históricos, e isso acontece porque tanto na leitura quanto na produção de obras de arte há uma contextualização do objeto histórico estudado, assim como os conhecimentos históricos auxiliam na compreensão dessas obras artísticas.Downloads
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Publicado
2021-08-16
Como Citar
Coêlho, E. G. (2021). A arte como fonte histórica e História como contextualização da arte: Possibilidades de interdisciplinaridade no ensino médio. História & Ensino, 27(1), 261–284. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p261
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