A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Educação Histórica, Consciência histórica, Conhecimentos prévios, História local

Resumo

Este trabalho de pesquisa busca por meio do estudo de um caso apontar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, buscou no aporte teórico e metodológico da Educação Histórica e na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, subsídios para analisar e categorizar os conhecimentos apresentados por 23 estudantes, cursando a 3ª série do Ensino Médio de um colégio da região Leste da cidade Curitiba-PR, sobre o tema Ditadura civil-militar e a Democracia no Paraná. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a ação principal foi o trabalho multiperspectivado por meio de fontes históricas diversificadas, demonstrando assim, novas possibilidades para o estudo da história local por intermédio da pluralidade de interpretações e explicações sobre o passado e o presente.

 

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Biografia do Autor

Geraldo Becker, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de História das redes estadual e privada do Estado do Paraná.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Becker, G., & Urban, A. C. (2021). A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, 27(1), 77–92. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77

Edição

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Artigos