A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem, Educação Histórica, Consciência histórica, Conhecimentos prévios, História local

Resumen

Este trabalho de pesquisa busca por meio do estudo de um caso apontar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, buscou no aporte teórico e metodológico da Educação Histórica e na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, subsídios para analisar e categorizar os conhecimentos apresentados por 23 estudantes, cursando a 3ª série do Ensino Médio de um colégio da região Leste da cidade Curitiba-PR, sobre o tema Ditadura civil-militar e a Democracia no Paraná. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a ação principal foi o trabalho multiperspectivado por meio de fontes históricas diversificadas, demonstrando assim, novas possibilidades para o estudo da história local por intermédio da pluralidade de interpretações e explicações sobre o passado e o presente.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Becker, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de História das redes estadual e privada do Estado do Paraná.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Paraná.

Citas

BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais; O Presidente da República poderá decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm. Acesso em: 20 maio 2015.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Brasília: Presidência da República, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 20 maio 2015.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

COMERCIANTES de Joaçaba e Chapecó paralisam em protesto a impostos e pedem intervenção militar. Outras linhas, Chapecó, 2 mar. 2015. Disponível em: http://www.outraslinhas.com.br/?r=site/noticia&id=878#.VVU1ZflVik>. Acesso em: 13 maio 2015.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ARQUIVO PÚBLICO. DOPS: série pastas temáticas 1937-1989. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79 . Acesso em: 19 maio 2015.

FERNANDES, Lindamir Zeglin. A reconstrução de aulas de história na perspectiva da educação histórica: da aula-oficina à unidade temática investigativa. [S. l.]: PDE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=848#historia. Acesso em: 10 abr. 2015.

GERMINARI, Geyso Dongley. A história da cidade, consciência histórica e identidade de jovens escolarizados. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, p. 131-150, 2006. Edição especial.

MEMÓRIAS da Repressão. Direção: Rolando Acosta. Produção: Antônio Augusto. [Curitiba: Arquivo Público], 1991. 1 vídeo (17min10). Disponível em:http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79. Acesso em: 19 maio 2015.

OITENTA anos de resistência: a História da UFPR, terceira parte. Direção e roteiro: José Wille. Produção: Jussara Locatelli; Fernanda Morini. [Curitiba: UFPR], 1992. 1 vídeo (10min16). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXHhuEAuSmg. Acesso em: 19 maio 2015.

POMAR, Pedro Estevam da Rocha. Virou moda o emprego da expressão “ditadura civil-militar” para designar o regime instaurado em nosso país por meio do golpe militar de março-abril de 1964. Brasil de fato, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/10300. Acesso em: 19 maio 2015.

PROFESSORES moverão ação criminal contra Beto Richa: sindicato da categoria responsabiliza governador tucano, secretário de Segurança e presidente da Alep por "massacre" que deixou cerca de 200 feridos em Curitiba. Éoqa bancários, Curitiba, 30 maio 2015. Disponível em: http://www.bancarios.net.br/news/11066. Acesso em: 13 maio 2015.

REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira: o apoio da sociedade civil foi fundamental para a longa vida da ditadura militar no Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ago. 2012. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sol-sem-peneira. Acesso em: 19 maio 2015.

RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 41-50.

RÜSEN, Jörn. Historical narration: foudation, types, reason. In: RÜSEN, Jörn. Studies in metahistory. Pretoria: Human Sciences Research Council, 1993.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Schmidt;
BARCA, Isabel (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 21-51.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene. Educação Histórica e ensino de História: uma comunidade de investigadores – seus caminhos e desafios. In:

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene (org.). Formação e aprendizagem: caminhos e desafios para a pesquisa em Educação Histórica e ensino de História. Goiânia: Editora Trilhas Urbanas, 2019. p. 09-22.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da história. Intelligere: revista de historia intelectual, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 60-76, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/127291/136217. Acesso em: 21 dez. 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

TORTURA no Paraná: parte 2 (Ditadura Militar). Gehad Hajar. [S. l.: s. n.], 2013. 1 vídeo (14min25). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oLzAWRGAbdM. Acesso em: 13 maio 2015.

Publicado

2021-08-16

Cómo citar

Becker, G., & Urban, A. C. (2021). A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, 27(1), 77–92. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77

Número

Sección

Artigos