A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77Palabras clave:
Ensino e aprendizagem, Educação Histórica, Consciência histórica, Conhecimentos prévios, História localResumen
Este trabalho de pesquisa busca por meio do estudo de um caso apontar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, buscou no aporte teórico e metodológico da Educação Histórica e na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, subsídios para analisar e categorizar os conhecimentos apresentados por 23 estudantes, cursando a 3ª série do Ensino Médio de um colégio da região Leste da cidade Curitiba-PR, sobre o tema Ditadura civil-militar e a Democracia no Paraná. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a ação principal foi o trabalho multiperspectivado por meio de fontes históricas diversificadas, demonstrando assim, novas possibilidades para o estudo da história local por intermédio da pluralidade de interpretações e explicações sobre o passado e o presente.
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Publicado
2021-08-16
Cómo citar
Becker, G., & Urban, A. C. (2021). A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, 27(1), 77–92. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77
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