The Civilian-Military dictatorship and democracy in the state of Paraná in the Historical Education perspective
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77Keywords:
Teaching and learning, Historical education, Historical consciousness, Previous knowledge, Local historyAbstract
This research intends, by studying one case, to point out some reflections on the process of teaching and learning in the subject of History. For that to be accomplished, contribution from Historical Education theory and methodology as well as Jörn Rüsen’s theory of Historical Consciousness were used, in order to analyze and categorize the works presented by 23 Senior High School students from a high school located in the East side of the city of Curitiba, in the state of Paraná, on the Civilian-Military Dictatorship and Democracy in the State of Paraná. The research was a qualitative one and the main action was the multiperspective work from diversified historical sources, demonstrating then, new possibilities to study the local history through the plurality of interpretations and explanations of the past and present.Downloads
Download data is not yet available.
References
BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais; O Presidente da República poderá decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm. Acesso em: 20 maio 2015.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Brasília: Presidência da República, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 20 maio 2015.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.
COMERCIANTES de Joaçaba e Chapecó paralisam em protesto a impostos e pedem intervenção militar. Outras linhas, Chapecó, 2 mar. 2015. Disponível em: http://www.outraslinhas.com.br/?r=site/noticia&id=878#.VVU1ZflVik>. Acesso em: 13 maio 2015.
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ARQUIVO PÚBLICO. DOPS: série pastas temáticas 1937-1989. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79 . Acesso em: 19 maio 2015.
FERNANDES, Lindamir Zeglin. A reconstrução de aulas de história na perspectiva da educação histórica: da aula-oficina à unidade temática investigativa. [S. l.]: PDE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=848#historia. Acesso em: 10 abr. 2015.
GERMINARI, Geyso Dongley. A história da cidade, consciência histórica e identidade de jovens escolarizados. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, p. 131-150, 2006. Edição especial.
MEMÓRIAS da Repressão. Direção: Rolando Acosta. Produção: Antônio Augusto. [Curitiba: Arquivo Público], 1991. 1 vídeo (17min10). Disponível em:http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79. Acesso em: 19 maio 2015.
OITENTA anos de resistência: a História da UFPR, terceira parte. Direção e roteiro: José Wille. Produção: Jussara Locatelli; Fernanda Morini. [Curitiba: UFPR], 1992. 1 vídeo (10min16). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXHhuEAuSmg. Acesso em: 19 maio 2015.
POMAR, Pedro Estevam da Rocha. Virou moda o emprego da expressão “ditadura civil-militar” para designar o regime instaurado em nosso país por meio do golpe militar de março-abril de 1964. Brasil de fato, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/10300. Acesso em: 19 maio 2015.
PROFESSORES moverão ação criminal contra Beto Richa: sindicato da categoria responsabiliza governador tucano, secretário de Segurança e presidente da Alep por "massacre" que deixou cerca de 200 feridos em Curitiba. Éoqa bancários, Curitiba, 30 maio 2015. Disponível em: http://www.bancarios.net.br/news/11066. Acesso em: 13 maio 2015.
REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira: o apoio da sociedade civil foi fundamental para a longa vida da ditadura militar no Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ago. 2012. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sol-sem-peneira. Acesso em: 19 maio 2015.
RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 41-50.
RÜSEN, Jörn. Historical narration: foudation, types, reason. In: RÜSEN, Jörn. Studies in metahistory. Pretoria: Human Sciences Research Council, 1993.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Schmidt;
BARCA, Isabel (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 21-51.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene. Educação Histórica e ensino de História: uma comunidade de investigadores – seus caminhos e desafios. In:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene (org.). Formação e aprendizagem: caminhos e desafios para a pesquisa em Educação Histórica e ensino de História. Goiânia: Editora Trilhas Urbanas, 2019. p. 09-22.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da história. Intelligere: revista de historia intelectual, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 60-76, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/127291/136217. Acesso em: 21 dez. 2017.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
TORTURA no Paraná: parte 2 (Ditadura Militar). Gehad Hajar. [S. l.: s. n.], 2013. 1 vídeo (14min25). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oLzAWRGAbdM. Acesso em: 13 maio 2015.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Brasília: Presidência da República, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 20 maio 2015.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.
COMERCIANTES de Joaçaba e Chapecó paralisam em protesto a impostos e pedem intervenção militar. Outras linhas, Chapecó, 2 mar. 2015. Disponível em: http://www.outraslinhas.com.br/?r=site/noticia&id=878#.VVU1ZflVik>. Acesso em: 13 maio 2015.
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ARQUIVO PÚBLICO. DOPS: série pastas temáticas 1937-1989. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79 . Acesso em: 19 maio 2015.
FERNANDES, Lindamir Zeglin. A reconstrução de aulas de história na perspectiva da educação histórica: da aula-oficina à unidade temática investigativa. [S. l.]: PDE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=848#historia. Acesso em: 10 abr. 2015.
GERMINARI, Geyso Dongley. A história da cidade, consciência histórica e identidade de jovens escolarizados. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, p. 131-150, 2006. Edição especial.
MEMÓRIAS da Repressão. Direção: Rolando Acosta. Produção: Antônio Augusto. [Curitiba: Arquivo Público], 1991. 1 vídeo (17min10). Disponível em:http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=79. Acesso em: 19 maio 2015.
OITENTA anos de resistência: a História da UFPR, terceira parte. Direção e roteiro: José Wille. Produção: Jussara Locatelli; Fernanda Morini. [Curitiba: UFPR], 1992. 1 vídeo (10min16). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXHhuEAuSmg. Acesso em: 19 maio 2015.
POMAR, Pedro Estevam da Rocha. Virou moda o emprego da expressão “ditadura civil-militar” para designar o regime instaurado em nosso país por meio do golpe militar de março-abril de 1964. Brasil de fato, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/10300. Acesso em: 19 maio 2015.
PROFESSORES moverão ação criminal contra Beto Richa: sindicato da categoria responsabiliza governador tucano, secretário de Segurança e presidente da Alep por "massacre" que deixou cerca de 200 feridos em Curitiba. Éoqa bancários, Curitiba, 30 maio 2015. Disponível em: http://www.bancarios.net.br/news/11066. Acesso em: 13 maio 2015.
REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira: o apoio da sociedade civil foi fundamental para a longa vida da ditadura militar no Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ago. 2012. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sol-sem-peneira. Acesso em: 19 maio 2015.
RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 41-50.
RÜSEN, Jörn. Historical narration: foudation, types, reason. In: RÜSEN, Jörn. Studies in metahistory. Pretoria: Human Sciences Research Council, 1993.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Schmidt;
BARCA, Isabel (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 21-51.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene. Educação Histórica e ensino de História: uma comunidade de investigadores – seus caminhos e desafios. In:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Silva, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene (org.). Formação e aprendizagem: caminhos e desafios para a pesquisa em Educação Histórica e ensino de História. Goiânia: Editora Trilhas Urbanas, 2019. p. 09-22.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da história. Intelligere: revista de historia intelectual, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 60-76, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/127291/136217. Acesso em: 21 dez. 2017.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
TORTURA no Paraná: parte 2 (Ditadura Militar). Gehad Hajar. [S. l.: s. n.], 2013. 1 vídeo (14min25). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oLzAWRGAbdM. Acesso em: 13 maio 2015.
Downloads
Published
2021-08-16
How to Cite
Becker, G., & Urban, A. C. (2021). The Civilian-Military dictatorship and democracy in the state of Paraná in the Historical Education perspective. História & Ensino, 27(1), 77–92. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77
Issue
Section
Artigos
License
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.