A produção de lugares na formação docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p209

Palavras-chave:

Dourados-MS, Laboratório de Ensino de História, Ensino/Pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar como o curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), uma universidade nova, localizada num espaço fronteiriço marcado pela diversidade cultural, por desigualdades e conflitos sociais, tem atuado na formação de professores de História, tendo como foco de análise o Laboratório de Ensino de História (LABhis). Ao mesmo tempo, objetivamos socializar experiências que construíram um lugar requerido nos últimos anos pelo curso num período compreendido entre 2006 e 2015. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nauk Maria de Jesus, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora  da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

ARANDA, M. A. M. O PIBID na UFGD: ação, reflexão, ação. ANAIS DO XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ANPAE: São Paulo, 2011.

BENFICA. T. O ensino de História: contribuições da informática à prática pedagógica. Relatório final de PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2007.

BENFICA. T. Perfil do professor de História: representações e identidades em escolas públicas de Dourados. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Dourados, Dourados, 2011.

CAIMI, F. E. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. 2 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2000.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Lisboa: Difel, 2002.

COELHO, F.; PERLI, F. (coord.). Projeto Acervo Docência. LABhis/FCH/UFGD: Dourados, MS, 2015.

FERNANDES, J. Representações sobre o indígena na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo em Dourados. Relatório PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2009.

FERREIRA, C. A. L. Ensino de história: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.

FIGUEIREDO, L. R. História e informática: o uso do computador. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 419-439.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.

HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. Online, 2007.

JESUS, N. M. Livros didáticos de História regional: saberes, representações e regionalismos. Projeto de Pesquisa em Ensino –PROLICEN – cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2008.

JESUS, N. M. Mato Grosso colonial: Temas e textos para o ensino de História. Projeto de Pesquisa em Ensino cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2010.

JUSTINO, L. M. O uso do livro didático: um estudo de caso. Relatório final do PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2008.

KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MARIN, M. F. Relação teoria e prática na formação de professores de História: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980 – 2010). 2013. 292f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

OLIVEIRA, B. C. (Coord.). Ensino de História e formação de professores: ensinando com recursos audiovisuais. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2011.

OLIVEIRA, B. C.; PERLI, F. (coord.). Representações no Ensino de História: articulações de materiais didáticos e usos de linguagens no Ensino Médio. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2014.

PARRA, S. A. Livres, forras e cativas em Mato Grosso Colonial: As mulheres no ensino de História. Relatório final PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2012.

PINTO, A. A. (Coord.). Lugares de história, registros de memória: revitalização do Laboratório de Ensino de História (LABhis) da Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto aprovado – Chamada Fundect/Cnpq n. 14/2014 – PPP – MS, 2014.

POSSADAGUA, L. ENEM: Estudo do desempenho dos alunos de escolas públicas de Dourados, MS nas provas de História de 2004 a 2007. Relatório final PROLICEN com orientação de RAMOS, Antonio Dari. Dourados, UFGD, 2009.

RAMOS, A. D. (Coord.). Ensino de História e Formação de professores: o ensino pela arte. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/FNDE/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2008.

SANTOS, R. M. A Representação dos Africanos e afrodescendentes nos livros didáticos. Relatório PROLICEN sob orientação de JESUS, Nauk Maria de, UFGD, Dourados, 2010.

SILVA, E. J. (coord.). Formação e prática docente no ensino fundamental: incorporação de temáticas propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais ao ensino de História. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, 2012.

SILVA, M.; FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas: Papirus, 2010.

SOUZA, A. P. H. O ensino de História e cultura afro-brasileira: o cumprimento das diretrizes curriculares nacionais. Relatório final PROLICEN com orientação de SILVA, Eliazar João da. Dourados, PPGH/ UFGD, Dourados, 2009.

SOUZA, A. P. H. Concepções do ensino da História regional ensinada no Ensino Médio: práticas docentes em Dourados e Nova Andradina. Dissertação de Mestrado em História/UFGD, 2014.

TAVARES, C. C. S. História e Informática. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 301-317.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Jesus, N. M. de, & Perli, F. (2015). A produção de lugares na formação docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD. História & Ensino, 21(2), 209–234. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p209

Edição

Seção

DOSSIÊ