A produção de lugares na formação docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p209Palavras-chave:
Dourados-MS, Laboratório de Ensino de História, Ensino/PesquisaResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar como o curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), uma universidade nova, localizada num espaço fronteiriço marcado pela diversidade cultural, por desigualdades e conflitos sociais, tem atuado na formação de professores de História, tendo como foco de análise o Laboratório de Ensino de História (LABhis). Ao mesmo tempo, objetivamos socializar experiências que construíram um lugar requerido nos últimos anos pelo curso num período compreendido entre 2006 e 2015.
Downloads
Referências
BENFICA. T. O ensino de História: contribuições da informática à prática pedagógica. Relatório final de PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2007.
BENFICA. T. Perfil do professor de História: representações e identidades em escolas públicas de Dourados. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Dourados, Dourados, 2011.
CAIMI, F. E. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008.
CERTEAU, M. de. A escrita da história. 2 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2000.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Lisboa: Difel, 2002.
COELHO, F.; PERLI, F. (coord.). Projeto Acervo Docência. LABhis/FCH/UFGD: Dourados, MS, 2015.
FERNANDES, J. Representações sobre o indígena na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo em Dourados. Relatório PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2009.
FERREIRA, C. A. L. Ensino de história: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.
FIGUEIREDO, L. R. História e informática: o uso do computador. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 419-439.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. Online, 2007.
JESUS, N. M. Livros didáticos de História regional: saberes, representações e regionalismos. Projeto de Pesquisa em Ensino –PROLICEN – cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2008.
JESUS, N. M. Mato Grosso colonial: Temas e textos para o ensino de História. Projeto de Pesquisa em Ensino cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2010.
JUSTINO, L. M. O uso do livro didático: um estudo de caso. Relatório final do PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2008.
KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MARIN, M. F. Relação teoria e prática na formação de professores de História: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980 – 2010). 2013. 292f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
OLIVEIRA, B. C. (Coord.). Ensino de História e formação de professores: ensinando com recursos audiovisuais. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2011.
OLIVEIRA, B. C.; PERLI, F. (coord.). Representações no Ensino de História: articulações de materiais didáticos e usos de linguagens no Ensino Médio. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2014.
PARRA, S. A. Livres, forras e cativas em Mato Grosso Colonial: As mulheres no ensino de História. Relatório final PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2012.
PINTO, A. A. (Coord.). Lugares de história, registros de memória: revitalização do Laboratório de Ensino de História (LABhis) da Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto aprovado – Chamada Fundect/Cnpq n. 14/2014 – PPP – MS, 2014.
POSSADAGUA, L. ENEM: Estudo do desempenho dos alunos de escolas públicas de Dourados, MS nas provas de História de 2004 a 2007. Relatório final PROLICEN com orientação de RAMOS, Antonio Dari. Dourados, UFGD, 2009.
RAMOS, A. D. (Coord.). Ensino de História e Formação de professores: o ensino pela arte. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/FNDE/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2008.
SANTOS, R. M. A Representação dos Africanos e afrodescendentes nos livros didáticos. Relatório PROLICEN sob orientação de JESUS, Nauk Maria de, UFGD, Dourados, 2010.
SILVA, E. J. (coord.). Formação e prática docente no ensino fundamental: incorporação de temáticas propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais ao ensino de História. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, 2012.
SILVA, M.; FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas: Papirus, 2010.
SOUZA, A. P. H. O ensino de História e cultura afro-brasileira: o cumprimento das diretrizes curriculares nacionais. Relatório final PROLICEN com orientação de SILVA, Eliazar João da. Dourados, PPGH/ UFGD, Dourados, 2009.
SOUZA, A. P. H. Concepções do ensino da História regional ensinada no Ensino Médio: práticas docentes em Dourados e Nova Andradina. Dissertação de Mestrado em História/UFGD, 2014.
TAVARES, C. C. S. História e Informática. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 301-317.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.