The seats production in teacher training: experiences in history teaching laboratory of UFGD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p209

Keywords:

Dourados-MS, History Teaching Lab, Education - Research

Abstract

This article aims to demonstrate how the course of history of Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a new university, located in a border area marked by cultural diversity, by inequalities and social conflicts , has acted in the formation of teachers of history , focusing on the analysis of History Teaching Laboratory (LABhis). At the same time, we aim socialize experiences that built a place defendant in recent years by the course in a period between 2006 and 2015.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Nauk Maria de Jesus, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

PhD in History from Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor at the Federal University of Grande Dourados (UFGD).

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

PhD in History from the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Assis). Professor at the Federal University of Grande Dourados (UFGD).

References

ARANDA, M. A. M. O PIBID na UFGD: ação, reflexão, ação. ANAIS DO XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ANPAE: São Paulo, 2011.

BENFICA. T. O ensino de História: contribuições da informática à prática pedagógica. Relatório final de PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2007.

BENFICA. T. Perfil do professor de História: representações e identidades em escolas públicas de Dourados. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Dourados, Dourados, 2011.

CAIMI, F. E. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. 2 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2000.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Lisboa: Difel, 2002.

COELHO, F.; PERLI, F. (coord.). Projeto Acervo Docência. LABhis/FCH/UFGD: Dourados, MS, 2015.

FERNANDES, J. Representações sobre o indígena na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo em Dourados. Relatório PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2009.

FERREIRA, C. A. L. Ensino de história: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.

FIGUEIREDO, L. R. História e informática: o uso do computador. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 419-439.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.

HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. Online, 2007.

JESUS, N. M. Livros didáticos de História regional: saberes, representações e regionalismos. Projeto de Pesquisa em Ensino –PROLICEN – cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2008.

JESUS, N. M. Mato Grosso colonial: Temas e textos para o ensino de História. Projeto de Pesquisa em Ensino cadastrado na UFGD. Dourados, UFGD, 2010.

JUSTINO, L. M. O uso do livro didático: um estudo de caso. Relatório final do PROLICEN com orientação de OLIVEIRA, Benícia Couto de. Dourados, UFGD, 2008.

KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MARIN, M. F. Relação teoria e prática na formação de professores de História: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980 – 2010). 2013. 292f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

OLIVEIRA, B. C. (Coord.). Ensino de História e formação de professores: ensinando com recursos audiovisuais. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2011.

OLIVEIRA, B. C.; PERLI, F. (coord.). Representações no Ensino de História: articulações de materiais didáticos e usos de linguagens no Ensino Médio. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2014.

PARRA, S. A. Livres, forras e cativas em Mato Grosso Colonial: As mulheres no ensino de História. Relatório final PROLICEN com orientação de JESUS, Nauk Maria de. Dourados, UFGD, 2012.

PINTO, A. A. (Coord.). Lugares de história, registros de memória: revitalização do Laboratório de Ensino de História (LABhis) da Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto aprovado – Chamada Fundect/Cnpq n. 14/2014 – PPP – MS, 2014.

POSSADAGUA, L. ENEM: Estudo do desempenho dos alunos de escolas públicas de Dourados, MS nas provas de História de 2004 a 2007. Relatório final PROLICEN com orientação de RAMOS, Antonio Dari. Dourados, UFGD, 2009.

RAMOS, A. D. (Coord.). Ensino de História e Formação de professores: o ensino pela arte. Subprojeto da Licenciatura História – PIBID/CAPES/FNDE/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, MS, 2008.

SANTOS, R. M. A Representação dos Africanos e afrodescendentes nos livros didáticos. Relatório PROLICEN sob orientação de JESUS, Nauk Maria de, UFGD, Dourados, 2010.

SILVA, E. J. (coord.). Formação e prática docente no ensino fundamental: incorporação de temáticas propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais ao ensino de História. Subprojetos da Licenciatura História – PIBID/CAPES/UFGD. FCH/UFGD: Dourados, 2012.

SILVA, M.; FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas: Papirus, 2010.

SOUZA, A. P. H. O ensino de História e cultura afro-brasileira: o cumprimento das diretrizes curriculares nacionais. Relatório final PROLICEN com orientação de SILVA, Eliazar João da. Dourados, PPGH/ UFGD, Dourados, 2009.

SOUZA, A. P. H. Concepções do ensino da História regional ensinada no Ensino Médio: práticas docentes em Dourados e Nova Andradina. Dissertação de Mestrado em História/UFGD, 2014.

TAVARES, C. C. S. História e Informática. In. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 301-317.

Published

2015-09-02

How to Cite

Jesus, N. M. de, & Perli, F. (2015). The seats production in teacher training: experiences in history teaching laboratory of UFGD. História & Ensino, 21(2), 209–234. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p209

Issue

Section

DOSSIÊ