Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p181

Palavras-chave:

História. Educação. Estudos de pós-graduação. Produção intelectual de estudantes. Conhecimento histórico.

Resumo

Este artigo visa analisar a forma como a formação continuada de professores de história funciona em cursos de pós-graduação oferecidos na região Norte do Brasil. Nossa intenção é descobrir que tipo de educação é exercida, por meio da discussão dos conhecimentos construídos nesses programas, a partir da consideração dos temas e questões das dissertações e teses produzidas. Analisaremos a produção dos últimos cinco anos (2010-2015) dos alunos dos programas de pós-graduação em História e Educação. Entre as conclusões feitas acreditamos que os cursos de pós-graduação, ao abordar, por meio de pesquisa e produção intelectual, a relação entre história e educação, eles não estão preocupados com a história ensinada. As interfaces que se relacionam com a história e educação são abordadas a partir da perspectiva da História da Educação. Assim, o saber histórico escolar ocupa um lugar periférico nas formulações dos programas de história e educação na região Norte. Consideramos também que os processos de educação continuada devem estar diretamente relacionados à prática profissional, permitindo a reflexão sobre a prática profissional e possibilitando o desenvolvimento de estratégias para garantir a melhoria das condições de fornecimento de educação, em todos os níveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) 

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

BACKES, V. M. S.; NIETSCHE, E. A.; CAMPONOGARA, S. M.; FRAGA, R. S.; CEREZER, R. de C. A Educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade? Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n. 2, p. 200- 204, mar./abr. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 30 de setembro de 1999 (Artigo 1º, Inciso III). BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002 (Artigo 14º, § 2º).

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 26 de junho de 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015 (Caput da resolução; Artigo 1º, § 3º; Artigo 3º, Caput e Incisos IX, X); Artigo 4º, parágrafo único; Capítulo IV “Da formação continuada dos profissionais do magistério”).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996 (Artigo 43º, inciso II).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996 (Artigo 43º, inciso II).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996 (Artigo 43º, inciso II) (artigo 67º, Caput e Inciso II).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 40.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 43.

CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 50-73.

COELHO, M. C. A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar. In: ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. de S. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, p. 263-280.

COELHO, M. C. Moral da História: a representação do índio em livros didáticos. In: SILVA, M. (Org.). História: que ensino é esse? Campinas: Papirus, 2013, p. 65-82.

COELHO, M. C.; COELHO, W. de N. B. História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 21, n. 2, p. 358-379, jul./dez. 2014.

CURTY, R. G. (Org.). Produção intelectual no ambiente acadêmico. Londrina: UEL/CIN, 2010.

DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A.; SILVA, A. P. F.; SOUZA, J. C. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p.826-849, set./dez. 2011.

FURET, F. A oficina da História. Lisboa: Gradiva, [s.d].

GAMBOA, S. S. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. Educação temática digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 79-93, 2003.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 662-681 maio/ago. 2013.

GRINBERG, K. Historiadores para quê? Ciência Hoje, disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/em-tempo/historiadores-pra-que. Acessado em 13/09/2015.

HORTA, J. S. O Hino, o sermão e a ordem do dia: a educação no Brasil (1930- 1945). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010. Brasília, DF: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2005, p. 20.

RIVAS, N. P. P.; KAWASAKI, C. S.; SICCA, N. A. L.; PINTO, J. M. R. Formação Continuada de profissionais da Educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 12-13, p. 135-157, fev./ago. 1997.

ROSA, M. I. de F. P. dos S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.

SCHEIBE, L. O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes e a Formação Docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 812-826, set./dez. 2011.

SICCA, N. A. L. Formação Continuada de Professores de Química: um programa voltado para a construção do conhecimento escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 12-13, p. 158-176, fev./ago. 1997.

SILVA, A. C.; SANTOS, S. M. Avaliação da formação continuada no Estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 269-252, abr./jun. 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Coelho, M. C., & Coelho, W. de N. B. (2015). Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte. História & Ensino, 21(2), 181–207. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p181

Edição

Seção

DOSSIÊ