Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais

Autores

  • Alessandro Arzani Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p229

Palavras-chave:

História local, Paróquia, Interações sociais

Resumo

A partir do projeto de extensão “História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania” lançado em 2008 com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) foi possível desenvolver junto à comunidade local de Cambira, Bom Sucesso e Marumbi, no Estado do Paraná inúmeras competência aplicadas à história local, ao patrimônio cultural e ambiental. Tomando em especial os levantamentos documentais e os trabalhos desenvolvidos em Cambira constatou-se certo entrelaçamento entre a memória e as experiências vivenciadas em torno das programações da Igreja católica. Por isso, por meio de uma série de correlações estabelecidas através de indícios, sinais e sintomas, identificando seu significado à luz de seu próprio contexto, somados ainda aos procedimentos da história oral, apresenta-se neste artigo o produto do exame dos desafios da valorização da memória e da história local em Cambira a partir do estudo das interações sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Arzani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Gande do Sul (UFRGS/Capes).

Referências

ARZANI, A. A igreja matriz como monumentum paroquial da comunidade católica cambirense. In: PELEGRINI, S. C. A.; RODRIGUES, J. P. P. (Org.). História Regional & Patrimônio: prospecções didáticas e pedagógicas.. Maringá: CEAPAC/UEM-Editora Gráfica Massoni, 2011.

BURN, J. S. The history of parish registers in England, also of the registers of Scotland, Ireland, The East and West Indies, the dissidenters, and the Episcopal chapels in and about London. 2. ed. London: John Russell Smith, 1867.

CALSAVARA, A. Histórico: Início da cidade de Cambira. Cambira, PR: Mimeo, 1991.

CAPELOTO, N. Cambira. Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, 1998.

CLAUDIANO, N. Livro da memória cambirense e alguns resumos. Cambira: Nivalci Claudiano Editora, 1997.

CODEX IURIS CANONICI. Promulgado por João Paulo II em 1983. Tradução da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2002. CD-ROM.

CORRIDEN, J. A. The parish in Catholic Tradition: history, theology, and canon law. Mahwah (New Jersey): Paulist Press, 1997.

FICHTER, J. H. Dynamics of a city church. New York: Arno Press, 1978.

FICHTER, J. H.Sociología. 9. ed. Barcelona: Herder, 1974.

FRENCH, K. The Good Women of the parish: gender and religion after the black death. Philadelphia: University Pensylvania Press, 2008.

FICHTER, J. H.The people of the parish: community life in a late Medieval English Diocese. Philadelphia: University Pensylvania Press, 2001.

FICHTER, J. H.; GIBBIS, G.; KÜMIN, B. The parish in the England life, 1400-1600. Manchester: Manchester University Press, 1997.

HALBWACHS, M. La mémoire collective. Paris: PUF, 1968.

IBGE. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (29 de novembro de 2010). Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/populacao_por_mu nicipio.shtm Acesso 11 de dezembro de 2010.

KOHLHEPP, G. Colonização agrária no Norte do Paraná. Maringá: Eduem, 2014.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1990.

LEVI, Gi. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.

MARCÍLIO, M. L. Os registros paroquiais e a história do Brasil. Revista Varia História, 31, jan. 2004, p.13-20.

PELEGRINI, S. C. A. Apontamentos sobre uma experiência de articulação entre o ensino de história e a educação patrimonial no Paraná. Cadernos do Ceom, v. 22, n. 30. 2009.

PELEGRINI, S. C. A. História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Curitiba: SETI, 2008.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

PRINS, G. História oral. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.

RUSCONI, C. (Ed.) Dicionário do grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2003.

THOMPSON, P. A voz do passado - história oral. Rio de Janeiro: Cortez, 1993.

WRIGLEY, E. A.; SCHOFIELD, R. The population history of England, 1541-1871: a reconstruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Como Citar

Arzani, A. (2015). Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais. História & Ensino, 21(1), 229–252. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p229

Edição

Seção

Artigos