Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p229Palavras-chave:
História local, Paróquia, Interações sociaisResumo
A partir do projeto de extensão “História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania” lançado em 2008 com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) foi possível desenvolver junto à comunidade local de Cambira, Bom Sucesso e Marumbi, no Estado do Paraná inúmeras competência aplicadas à história local, ao patrimônio cultural e ambiental. Tomando em especial os levantamentos documentais e os trabalhos desenvolvidos em Cambira constatou-se certo entrelaçamento entre a memória e as experiências vivenciadas em torno das programações da Igreja católica. Por isso, por meio de uma série de correlações estabelecidas através de indícios, sinais e sintomas, identificando seu significado à luz de seu próprio contexto, somados ainda aos procedimentos da história oral, apresenta-se neste artigo o produto do exame dos desafios da valorização da memória e da história local em Cambira a partir do estudo das interações sociais.Métricas
Referências
BURN, J. S. The history of parish registers in England, also of the registers of Scotland, Ireland, The East and West Indies, the dissidenters, and the Episcopal chapels in and about London. 2. ed. London: John Russell Smith, 1867.
CALSAVARA, A. Histórico: Início da cidade de Cambira. Cambira, PR: Mimeo, 1991.
CAPELOTO, N. Cambira. Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, 1998.
CLAUDIANO, N. Livro da memória cambirense e alguns resumos. Cambira: Nivalci Claudiano Editora, 1997.
CODEX IURIS CANONICI. Promulgado por João Paulo II em 1983. Tradução da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2002. CD-ROM.
CORRIDEN, J. A. The parish in Catholic Tradition: history, theology, and canon law. Mahwah (New Jersey): Paulist Press, 1997.
FICHTER, J. H. Dynamics of a city church. New York: Arno Press, 1978.
FICHTER, J. H.Sociología. 9. ed. Barcelona: Herder, 1974.
FRENCH, K. The Good Women of the parish: gender and religion after the black death. Philadelphia: University Pensylvania Press, 2008.
FICHTER, J. H.The people of the parish: community life in a late Medieval English Diocese. Philadelphia: University Pensylvania Press, 2001.
FICHTER, J. H.; GIBBIS, G.; KÜMIN, B. The parish in the England life, 1400-1600. Manchester: Manchester University Press, 1997.
HALBWACHS, M. La mémoire collective. Paris: PUF, 1968.
IBGE. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (29 de novembro de 2010). Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/populacao_por_mu nicipio.shtm Acesso 11 de dezembro de 2010.
KOHLHEPP, G. Colonização agrária no Norte do Paraná. Maringá: Eduem, 2014.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1990.
LEVI, Gi. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.
MARCÍLIO, M. L. Os registros paroquiais e a história do Brasil. Revista Varia História, 31, jan. 2004, p.13-20.
PELEGRINI, S. C. A. Apontamentos sobre uma experiência de articulação entre o ensino de história e a educação patrimonial no Paraná. Cadernos do Ceom, v. 22, n. 30. 2009.
PELEGRINI, S. C. A. História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Curitiba: SETI, 2008.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
PRINS, G. História oral. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.
RUSCONI, C. (Ed.) Dicionário do grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2003.
THOMPSON, P. A voz do passado - história oral. Rio de Janeiro: Cortez, 1993.
WRIGLEY, E. A.; SCHOFIELD, R. The population history of England, 1541-1871: a reconstruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.