Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais

Autores

  • Alessandro Arzani Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p229

Palavras-chave:

História local, Paróquia, Interações sociais

Resumo

A partir do projeto de extensão “História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania” lançado em 2008 com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) foi possível desenvolver junto à comunidade local de Cambira, Bom Sucesso e Marumbi, no Estado do Paraná inúmeras competência aplicadas à história local, ao patrimônio cultural e ambiental. Tomando em especial os levantamentos documentais e os trabalhos desenvolvidos em Cambira constatou-se certo entrelaçamento entre a memória e as experiências vivenciadas em torno das programações da Igreja católica. Por isso, por meio de uma série de correlações estabelecidas através de indícios, sinais e sintomas, identificando seu significado à luz de seu próprio contexto, somados ainda aos procedimentos da história oral, apresenta-se neste artigo o produto do exame dos desafios da valorização da memória e da história local em Cambira a partir do estudo das interações sociais.

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Biografia do Autor

Alessandro Arzani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Gande do Sul (UFRGS/Capes).

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Arzani, A. (2015). Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais. História & Ensino, 21(1), 229–252. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p229

Edição

Seção

Artigos