História e memória: pesquisa-ação-participativa no ensino da História Local

Autores

  • Soeli Regina Lima UnC- Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p149

Palavras-chave:

Ensino de História, História local, Memória histórica

Resumo

Este trabalho esteve pautado numa pesquisa-ação-participativa com jovens do Ensino Médio da E.E.B. “General Osório”, localizada no município de Três Barras-SC, envolvendo a disciplina de História. Pesquisa-ação-participativa, compreendida como aquela em que o pesquisador na investigação do fenômeno educativo, coleta dados sobre o processo de ensino de que ele participa como professor. No período de um ano (2013-2014), foi aplicada uma metodologia de ensino envolvendo teoria e prática no estudo da memória histórica local usando da história oral, de pesquisas bibliográficas, exposição de fotos, objetos antigos e representação teatral. Como resultado constatou-se que o projeto tornou o espaço escolar mais atraente para os alunos, contribuindo para diminuição da evasão escolar, além da integração família e escola nas atividades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soeli Regina Lima, UnC- Universidade do Contestado

Mestrado em Geografia. Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Habilitada em História.

Referências

ALBERTI, V. Manual de História oral. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado: ensaios de teoria da História. Bauru, SP: Edusc, 2007.

FÉLIX, O. L. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo: EDIEPF, 1998.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, 1991.

MELHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

VILANOVA, M. Pensar a subjetividade- estatísticas e fontes orais. In: MORAES, M. História oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro-RJ: Diadorim/Finep, 1994.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Como Citar

Lima, S. R. (2015). História e memória: pesquisa-ação-participativa no ensino da História Local. História & Ensino, 21(1), 149–172. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p149

Edição

Seção

Artigos