História e memória: pesquisa-ação-participativa no ensino da História Local
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p149Palavras-chave:
Ensino de História, História local, Memória históricaResumo
Este trabalho esteve pautado numa pesquisa-ação-participativa com jovens do Ensino Médio da E.E.B. “General Osório”, localizada no município de Três Barras-SC, envolvendo a disciplina de História. Pesquisa-ação-participativa, compreendida como aquela em que o pesquisador na investigação do fenômeno educativo, coleta dados sobre o processo de ensino de que ele participa como professor. No período de um ano (2013-2014), foi aplicada uma metodologia de ensino envolvendo teoria e prática no estudo da memória histórica local usando da história oral, de pesquisas bibliográficas, exposição de fotos, objetos antigos e representação teatral. Como resultado constatou-se que o projeto tornou o espaço escolar mais atraente para os alunos, contribuindo para diminuição da evasão escolar, além da integração família e escola nas atividades escolares.
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