História e memória: pesquisa-ação-participativa no ensino da História Local
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p149Palabras clave:
Ensino de História, História local, Memória históricaResumen
Este trabalho esteve pautado numa pesquisa-ação-participativa com jovens do Ensino Médio da E.E.B. “General Osório”, localizada no município de Três Barras-SC, envolvendo a disciplina de História. Pesquisa-ação-participativa, compreendida como aquela em que o pesquisador na investigação do fenômeno educativo, coleta dados sobre o processo de ensino de que ele participa como professor. No período de um ano (2013-2014), foi aplicada uma metodologia de ensino envolvendo teoria e prática no estudo da memória histórica local usando da história oral, de pesquisas bibliográficas, exposição de fotos, objetos antigos e representação teatral. Como resultado constatou-se que o projeto tornou o espaço escolar mais atraente para os alunos, contribuindo para diminuição da evasão escolar, além da integração família e escola nas atividades escolares.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado: ensaios de teoria da História. Bauru, SP: Edusc, 2007.
FÉLIX, O. L. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo: EDIEPF, 1998.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, 1991.
MELHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
VILANOVA, M. Pensar a subjetividade- estatísticas e fontes orais. In: MORAES, M. História oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro-RJ: Diadorim/Finep, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.