Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens

Autores

  • Teresa Jussara Luporini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p35

Palavras-chave:

Memória escolar, Imagens fotográficas, Ensino de história, Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada durante três anos numa escola pública, que se destinou a analisar as mudanças ocorridas na postura pedagógica de professoras de 1 º e 2º graus, em função de sua atuação em projeto de resgate de memória na escola onde atuam.

Biografia do Autor

Teresa Jussara Luporini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

ABUD, K. M. O livro didático e a historiografia. In: Anais do Seminário Perspectiva do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 202-209.

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa/América, 1983.

BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.

CANTO, Jr., A. Menina dos meus olhos. Ponta Grossa: Imprensa Universitária, 1989.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990

FENELON, D. R. Pesquisa em História: perspectiva e abordagens. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 119-136.

GATTI, B. et aI. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal de ensino. Cadernos de Pesquisa. n. 4, out/72.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana: aportación a la sociología socialista. Barcelona: Grijalbo, 1972

HELLER, A. Historia y vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

LEITE, M. L. M. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura, n. 38, v. 9.

LEITE, M. L. M. Fotografia e história. Ciência Hoje, n. 7, v. 39.

LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.

LUPORINI, T. J. Cidalia Rebello Gomes: uma educadora na Ilha dos Valadares. Curitiba: Lítero-Técnica, 1992.

LUPORINI, T. J. Compreendendo e pesquisando história: uma experiência com alunos de 8ª série. Dissertação Mestrado, PUC/SP, 1989.

MARSON, A. Reflexões sobre procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. da. Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero. Pp. 37-64.

MEDIANO, Z. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática. Tecnologia Educacional. V. 21, maio/jun. 1993, pp. 31-37

NAPOLITANO, M. Fotografia como documento histórico. Caderno de História. Ensino e Metodologia, n.2, 1997

PINSKI, J. O ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

PEDROSO, M. L. A princesa das crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.

PINTO, E.; GONÇALVES, M. A. Ponta Grossa: um século de vida (1822-1922). Ponta Grossa: Kugler.

SIVIERI, A. et aI. A pesquisa no 1° e 29 graus. In: Anais do Seminário Perspectivas do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 439-444.

TUCCI, U. Calendário. In: Memória-História. Porto/Portugai: Enciclopédia Einaudi, 1984, v. 1.

VIEIRA, M. P. et. aI. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1991.

ZANLOCHI, T. S. Ensino e pesquisa: um projeto experimental. In: Anais do Seminário Perspectivas do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 392-399.

Downloads

Publicado

1998-07-06

Como Citar

Luporini, T. J. (1998). Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, 4, 35–52. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p35

Edição

Seção

Artigos