Significado de laboratórios de ensino de história de ies públicas sob a concepção da didática da história e educação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p127

Palavras-chave:

Laboratórios de história, Didática da história, Educação histórica

Resumo

Pretende um estudo sobre Laboratórios de Ensino de História (doravante denominados LEH), ligados a cursos de graduação em História de Universidades Públicas, que foram criados entre o período de tempo de 1980 a 1990. Este recorte selecionou os LEH das seguintes Universidades brasileiras: Universidade Federal de Santa Maria/RS; Universidade Estadual de Londrina/Pr, Universidade Federal de Uberlândia/MG e Universidade Federal Fluminense/RJ. Entre os objetivos propostos pretende-se: investigar a criação dos  LEH fazendo um estudo comparativo dos mesmos; investigar, relacionar e analisar os produtos gerados pelos LEH no período entre as décadas de 1980 e 2010; e, apresentar discussão sobre quais seriam os fundamentos de uma concepção de LEH a partir de uma didática da história fundamentada na educação histórica, verificando a relação entre teoria e didática da história.

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Biografia do Autor

Marilu Favarin Marin, Universidade Federal de Santa Maria – Campus Silveira Martins/RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Silveira Martins/RS

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Publicado

2010-09-09

Como Citar

Marin, M. F. (2010). Significado de laboratórios de ensino de história de ies públicas sob a concepção da didática da história e educação histórica. História & Ensino, 16(1), 127–141. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p127

Edição

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Artigos