A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p173Palavras-chave:
Didática, Metodologia, Aula expositiva, Ensino de história.Resumo
Apresentamos neste texto alguns resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Londrina. Os suportes documentais utilizados na investigação foram os relatórios de estágio supervisionado entre os anos ele 1983 e 2oo5 e o diário de anotações do professor supervisor de estágio. Neste texto investigamos como os estagiários do curso de História decidem como ensinar história e a metodologia que irão trabalhar recaindo esta escolha pelas aulas expositivas. Também analisamos como as justificativas apresentadas revelam o entendimento por parte dos estagiários das funções do ensino de história e das possibilidades de construção de conhecimentos históricos pelos alunos do ensino fundamental e médio.
Downloads
Referências
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.
JAPIASSÚ, N.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
MATOZZI, I. A história ensinada: educação física, educação social ou formação cognitiva. O Estudo da História, Braga, n. 3, 1998.
MONTEIIW, A. M. Aprática de Ensino e a produção de saberes na eseola. In. CANDAU, V. M. (org). Didática, currículo e saberes escolares. Rio deJaneiro: DP&A, 2002.
NÓVOA, A. Prfissão Professor. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1995.
CUNHA, A. V. C. S. A narrativas hislóricas escolares e suas matrizes de referências. História & Ensino, Londrina, v.12, p.49-66, 2006.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber- esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.