A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p173

Palavras-chave:

Didática, Metodologia, Aula expositiva, Ensino de história.

Resumo

Apresentamos neste texto alguns resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Londrina. Os suportes documentais utilizados na investigação foram os relatórios de estágio supervisionado entre os anos ele 1983 e 2oo5 e o diário de anotações do professor supervisor de estágio. Neste texto investigamos como os estagiários do curso de História decidem como ensinar história e a metodologia que irão trabalhar recaindo esta escolha pelas aulas expositivas. Também analisamos como as justificativas apresentadas revelam o entendimento por parte dos estagiários das funções do ensino de história e das possibilidades de construção de conhecimentos históricos pelos alunos do ensino fundamental e médio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina

Referências

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

JAPIASSÚ, N.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

MATOZZI, I. A história ensinada: educação física, educação social ou formação cognitiva. O Estudo da História, Braga, n. 3, 1998.

MONTEIIW, A. M. Aprática de Ensino e a produção de saberes na eseola. In. CANDAU, V. M. (org). Didática, currículo e saberes escolares. Rio deJaneiro: DP&A, 2002.

NÓVOA, A. Prfissão Professor. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1995.

CUNHA, A. V. C. S. A narrativas hislóricas escolares e suas matrizes de referências. História & Ensino, Londrina, v.12, p.49-66, 2006.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber- esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Cainelli, M. R. (2009). A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa. História & Ensino, 15, 173–181. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p173

Edição

Seção

Artigos