Livros didáticos de história: o passado sempre presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Palavras-chave:

Livro didático de história, Disciplina história, Educação histórica.

Resumo

Esse estudo trata da relação entre a disciplina escolar e o livro didático de História. Parte do pressuposto de que para analisar a história do ensino de história é importante considerar as teorias e métodos historiográficos e as concepções pedagógicas da época. Aborda as reformas educacionais que estabeleceram a matéria história como disciplina escolar nos currículos brasileiros e as alterações nos manuais de história, especialmente aqueles avaliados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD nos últimos 15 anos. Por fim, apresenta uma tendência recente que aparece nas coleções de História: a educação histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

CHARLlER, A. M.; SIMIELLLI, M. H. Asas para voar: história. Sào Paulo: Ática, 2008.

CHIANCA, R. B.; TEIXEIRA. F. M.P. Pensar e Viver: história. São Paulo: Ática, 2008.

LIMA, M. História crianças. São Paulo: 2008.

MELANI, M. R. Projeto Pitanguá: história. São Paulo: Moderna, 2008.

OLlVEIRA, M. C. C. Ler o Mundo. São Paulo: Scipione, 2008.

PINElA, T.; GIARETA, L. A. De olho no futuro: história. São Paulo: FTD, 2008.

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A. Eu conto história. Curitiba: Base Editora, 2008.

ZAMBONI, E.; CASTELAR, S. História. São Paulo: Saraiva, 2008. (Coleção Curumim).

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Stamatto, M. I. S. (2009). Livros didáticos de história: o passado sempre presente. História & Ensino, 15, 131–157. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Edição

Seção

Artigos