Livros didáticos de história: o passado sempre presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Palavras-chave:

Livro didático de história, Disciplina história, Educação histórica.

Resumo

Esse estudo trata da relação entre a disciplina escolar e o livro didático de História. Parte do pressuposto de que para analisar a história do ensino de história é importante considerar as teorias e métodos historiográficos e as concepções pedagógicas da época. Aborda as reformas educacionais que estabeleceram a matéria história como disciplina escolar nos currículos brasileiros e as alterações nos manuais de história, especialmente aqueles avaliados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD nos últimos 15 anos. Por fim, apresenta uma tendência recente que aparece nas coleções de História: a educação histórica.

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Biografia do Autor

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2009-04-02

Como Citar

Stamatto, M. I. S. (2009). Livros didáticos de história: o passado sempre presente. História & Ensino, 15, 131–157. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Edição

Seção

Artigos