Caminhos percorridos e outros: a descobrir e a percorrer
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p39Palavras-chave:
Pesquisadores do ensino de história, História do ensino de história, Sociedade brasileira do ensino de história.Resumo
Apresentamos neste artigo algumas considerações sobre a história do ensino de história tendo como foco de análise os Encontros Pesquisadores do Ensino de História e Perspectivas do Ensino de história. Percebemos nesta tarefa que entre os temas e objetivos dos eventos estavam construir referenciais que pudessem nortear o nosso objeto epistemológico. Abordamos também a discussão e os debates sobre a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de História.
Downloads
Referências
BEASIL . Almanaque de Cultura Popular. WISNIK, J. Papo-Cabeça. TAM.
BRESCIAN, S.; NAXARA, M. Memória (res) sentimento. Campinas: Ed. UnicamP, 2001.
COSTA, E. V. Da senzala à colônia: quarenta anos depois. In: FERREIRA, A. C. et al. (org.). O historiador e seu tempo. Sao Paulo, UNESP,2008.
FONSECA,T. N.L. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autentica,2003.
KLEIN, l. La ficción de La memória: la narración de histórias de vida. Buenos Aires: Prometeo Libros,2008.
MESQUITA, I. M. Memórias/identidade em relação ao Ensino e Formação de Professores de História: diálogos com Fóruns Acadêmicos Nacionais. Unicamp. 200. Tese (Doutorado) - 2008.
ORTEGA, A. C. – Action colectiva y representacion de intereses em Brasil. 1995. Tese (Doutorado) - Universidad de Córdoba, Córdoba, 1995.
RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Unicamp. Edit. Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.