Caminhos percorridos e outros: a descobrir e a percorrer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p39

Palabras clave:

Pesquisadores do ensino de história, História do ensino de história, Sociedade brasileira do ensino de história.

Resumen

Apresentamos neste artigo algumas considerações sobre a história do ensino de história tendo como foco de análise os Encontros Pesquisadores do Ensino de História e Perspectivas do Ensino de história. Percebemos nesta tarefa que entre os temas e objetivos dos eventos estavam construir referenciais que pudessem nortear o nosso objeto epistemológico. Abordamos também a discussão e os debates sobre a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de História.

Biografía del autor/a

Ernesta Zamboni, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Professora  da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Citas

BAUMAN, Z. Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 200l.

BEASIL . Almanaque de Cultura Popular. WISNIK, J. Papo-Cabeça. TAM.

BRESCIAN, S.; NAXARA, M. Memória (res) sentimento. Campinas: Ed. UnicamP, 2001.

COSTA, E. V. Da senzala à colônia: quarenta anos depois. In: FERREIRA, A. C. et al. (org.). O historiador e seu tempo. Sao Paulo, UNESP,2008.

FONSECA,T. N.L. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autentica,2003.

KLEIN, l. La ficción de La memória: la narración de histórias de vida. Buenos Aires: Prometeo Libros,2008.

MESQUITA, I. M. Memórias/identidade em relação ao Ensino e Formação de Professores de História: diálogos com Fóruns Acadêmicos Nacionais. Unicamp. 200. Tese (Doutorado) - 2008.

ORTEGA, A. C. – Action colectiva y representacion de intereses em Brasil. 1995. Tese (Doutorado) - Universidad de Córdoba, Córdoba, 1995.

RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Unicamp. Edit. Unicamp, 2007.

Publicado

2009-04-02

Cómo citar

Zamboni, E. (2009). Caminhos percorridos e outros: a descobrir e a percorrer. História & Ensino, 15, 39–50. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p39

Número

Sección

Artigos