O ensino de história regional nos anos iniciais da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p23Palavras-chave:
Ensino de história, História regional, Educação básica.Resumo
As reflexões expressas neste artigo são originárias de pesquisa realizada com professores de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual no município de Caxambu do Sul – SC. Buscamos como ocorre o ensino de história, especialmente os temas locais e regionais. Inicialmente, fazemos algumas considerações sobre o ensino de história regional, bem como, expressamos o que entendemos por região. Num segundo momento, apresentamos o grupo de professoras entrevistadas e como elas trabalham com história em suas aulas.
Downloads
Referências
CEIUU, L. F. Regionalismo eEnsino de História. In: BITENCOURT, C. M. (org.). Anais do 2º Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Palo: FEUSP, 1996.
CÔGO, A.L. Operfil do profissional que. ensina Ilistória de la a 4ª série no eixo Ilhéus-Itabuna (1997-1998). In: BITENCOUT, C. M. (org.). Anais do 2° Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
FLORES, M. B.R.; SERPA, E. C. A hermenêutica do vazio: fronteiras, regição brasilidade na viagem do governador ao Oeste de SC. In: Projeto História – Espaço e Cultura. São Paulo: Educ, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz eTerra. 3.ed. 1994.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 29.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
FUCKNER, C. M. O ensino de história nas séries iniciais. In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). Anais do III Encontro Perspecitivas do Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos, 1999. p. 174-178.
GALZERANI, M. C. B. A produção de saberes históricos: saberes locais x saberes locais. Reivsta do Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, n. 2, p. 53-57, 2001.
GALZERANI, M. C. B. História local e ensino de história. In: BITENCOURT, C. M. (Org.). .). Anais do III Encontro Perspecitivas do Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos, 1996.
MACHADO, I. A P. O currículo de história. In: DIEHL, A. A. (org.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: EDIUPE, 1999.
MANIQUE, A. P.; PROENÇA, M. C. Didactica da história: patrimônio e história local. Lisboa: Texto Ed. 1994.
MARCON, T. História regional: uma experiência em construção. In: Anais do VI Encontro de Cientistas Sociais – Sobre a Problemática Regional Aportes para o Futuro. Sedigraf: Ijuí-RS, 1996
MARTINS, P. H. O Nordeste e a questão regional: os equívocos do debate. In: SILVA, M. A. República em Migalhas: história Regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.
MATIOSO, J. A escrita da História. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.
NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto - Portugal: Porto, 1991.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto - Portugal: Porto, 1992
PAIM, E. A. Considerações Acerca do Ensino História Regional e LocaL. Chapecó: Argos, 2003. (Série Interdisciplinar, n° 52)
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetfos curriculares nacionais: ensino de Quinta a Oitava Brasília, 1998
PORTELLI, A.O que faz a história oral diferente. São Paulo: EDUC, 1997, p.25-39. Projeto História, n.14.
PRIORI, Â. Desvendando as redes da memória local: ensino de história evida cotidiana. In: SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (org). Anais do III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.