Conhecendo a cidade, descobrindo o olhar: uma experiência de educação patrimonial com história e fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p123

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Cidade, Fotografia.

Resumo

Refere-se a um projeto de pesquisa-ação iniciado em 1998, no contexto do Programa Educacional do Liceu. Destinado aos jovens de 14 a 17 anos, teve o objetivo de promover a construção de conhecimentos sobre a história da cidade do Salvador, considerada referencial de identidades, na perspectiva da valorização da vida e de todo o patrimônio que a cerca, como princípio de fortalecimento da participação cidadã nas dimensões individual e coletiva, local e global. Teve como preocupação inicial refletir sobre problemáticas presentes na cidade do Salvador, especialmente nas regiões históricas e em particular no Centro Histórico de Salvador, considerado patrimônio da humanidade, referentes às concepções e fragilidades de políticas públicas sobre a preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural e natural na Bahia. Para isso justapõe o trabalho do historiador e do fotografo.

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Biografia do Autor

Maria das Graças de Andrade Leal, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Leal, M. das G. de A. (2011). Conhecendo a cidade, descobrindo o olhar: uma experiência de educação patrimonial com história e fotografia. História & Ensino, 17(1), 123–147. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p123

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Artigos