Como o aluno analisa uma crônica sem o narrador da história?

Autores

  • Diogo Fernando Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p215

Palavras-chave:

Tomada de consciência, Crônica, Narrador, Atividades inferenciais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ensinar a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I procedimentos de leitura a fim de que eles desenvolvam um comportamento leitor. Dessa forma, o intuito deste trabalho foi tornar observável para os alunos crônicas construídas com a presença ou não do narrador. Assim, foi necessário criar uma sequência de atividades com questões inferenciais que implicam, provavelmente, a tomada de consciência sobre o objeto de conhecimento. Para tanto, o trabalho está fundamentado na concepção interacionista sociodiscursiva (BAKHTIN, 2016; DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010; SCHNEUWLY, 2004) e nas ideias de Vigotski (2007, 2009), ao discutir o processo da tomada de consciência e as relações de interação social que permitem o avanço significativo no aprendizado e no desenvolvimento do aluno, entre outros autores. Os resultados apontam que ao fazer boas intervenções, elas conduzem o aluno a refletir sobre o texto estudado, tornando observável os aspectos linguístico e notacional usados pelos autores. Em conclusão, ensinar os procedimentos de leitura permite que, posteriormente, o aluno possa fazer escolhas dos elementos que compõem uma narrativa para os seus próprios textos.

Biografia do Autor

Diogo Fernando Santos, Universidade de Taubaté

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

SANTOS, Diogo Fernando. Como o aluno analisa uma crônica sem o narrador da história?. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 215–237, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/34087. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos