Contribuições da teoria funcionalista para a análise do gênero relato

Autores/as

  • Hérika Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p218

Palabras clave:

Gêneros, Relato, Funcionalismo

Resumen

Este artigo propõe evidenciar o papel das estruturas linguísticas na produção de relatos mais prototípicos. Foram analisados, para isso, os processos linguísticos desse gênero em produções de texto cobrado em exame vestibular. Essa investigação segue a linha de Decat (2008) e traz um conjunto de ideias que subvertem a ordem estabelecida por teóricos e estudiosos dos gêneros textuais e/ou discursivos, pelo fato de essas ideias defenderem o estudo dos graus de comprometimento com as estruturas linguísticas dos textos. Assim, forma-função, partindo do princípio de que a forma é efeito da função, foram analisadas nos textos, pelo fato de considerar a função sociocomunicativa do gênero indispensável para as escolhas linguísticas realizadas pelos usuários da língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hérika Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA, Sônia B. Borba. Funcionalismo e ensino de língua materna. In: CHRISTIANO, Maria Elizabeth, SILVA, Camilo Rosa; HORA, Demerval da (org.). Funcionalismo e gramaticalização: teoria, análise, ensino. João Pessoa: Ideia, 2004. p. 227-264.

DECAT, Maria Beatriz Nascimento. A relevância da investigação dos processos linguísticos, numa abordagem funcionalista, para os estudos sobre os gêneros textuais. In: ANTONIO, Juliano Desiderato (org.). Estudos descritivos do português: história, uso, variação. São Carlos: Editora Claraluz, 2008. p 169-191.

DIK, C. S. Functional Grammar. Dordrecht –Holland / Cinnaminson- EUA: Foris Publications, 1978.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org.). Gêneros orais e escritos na escola: tradução de trabalhos de Schneuwly e Dolz, Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 38-71.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez: 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONIOSIO, Angela paiva; MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Un decágono para enseñar a escribir. Cultura y Educación, Madrid, v. 2, p. 31-41, 1996.

SANTOS, G. T. S.; BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso. In: SANTOS, G. T. S.; BARBOSA, J. P. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: por uma abordagem enunciativa. São Paulo: PUC, 1999. Parte 2, p. 01 – 10.

SOUTO, Ângela Maria da Silva; LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. Textualização do discurso de relato. Currículo Básico Comum: Língua Portuguesa Ensino Médio. Centro de Referência Virtual do Professor – SEE-MG: 2009.

Publicado

2014-10-23

Cómo citar

SANTOS, Hérika Ribeiro dos. Contribuições da teoria funcionalista para a análise do gênero relato. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 218–239, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p218. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19191. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos