O discurso da mídia sobre a homossexualidade nas instituições militares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p441Palabras clave:
Mídia, Homossexualidade, DiscursoResumen
O presente artigo trata da homossexualidade sob o enfoque sócio-histórico e discursivo, cujo objetivo é investigar quais os sentidos sobre a homossexualidade, instituídos pela história, são retomados pela memória, no momento em que a mídia constrói e faz circular na sociedade o discurso do referido tema, principalmente no interior das instituições militares. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos teórico-analíticos da Análise de Discurso, de linha francesa, a partir das contribuições de Pêcheux (2008) e da teórica brasileira, Eni Orlandi (2008) e dos aportes teóricos de Foucault (2009) sobre as questões referentes à sexualidade, entre outros. Observamos, nesse trabalho, em qual formação discursiva os enunciados da mídia se inscreveram para poder “dizer” sobre a homossexualidade, ou como um “desvio da norma heterossexual”, ou como uma “opção sexual” ou uma “orientação sexual”, conforme lhe confere os estudos contemporâneos a respeito do binômio sexo e gênero. Os resultados nos mostram que, de fato, os sentidos evidenciados no funcionamento do discurso da mídia são aqueles que se dão pela “interpelação ideológica militar”, circunscrita pela heteronormativa, tais como: “desvio de conduta”, “pecado”, “anormalidade” e “doença”.
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