Émile Benveniste e a linguística do discurso: repercussões no campo dos estudos textuais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p308Palabras clave:
Émile Benveniste, Enunciação, Texto, EnsinoResumen
Este trabalho retoma parte do percurso teórico inicial realizado para a elaboração da dissertação de mestrado intitulada “Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação” (KNACK, 2012). Objetiva-se investigar a possibilidade de interlocução da teoria enunciativa de Émile Benveniste com a área dos estudos do texto e a potencialidade da referida teoria para a análise de textos. A partir da observação da produção teórica do linguista e da leitura de textos de especialistas em Enunciação, como Claudine Normand, delineam-se características da obra benvenistiana e de seu processo de escritura, bem como os efeitos, no contexto da Linguística brasileira, dos modos de leitura dessa teoria. Tal percurso teórico permite constatar que a Enunciação benvenistiana apresenta, de fato, potencialidade para o tratamento do objeto texto, seja falado, seja escrito, o que direciona para a exploração desse referencial que pode ser deslocado para o campo do texto e subsidiar sua análise.
Descargas
Citas
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 5.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
CREMONESE, Lia Emília. Bases epistemológicas para a elaboração de um dicionário de linguística da enunciação. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Porto Alegre, 2007.
DESSONS, Gérard. Émile Benveniste, l’invention du discours. Paris: Éditions In Press, 2006.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça Koch. Linguística textual: introdução. 2.ed. São Paulo: Editora Cortez, 1988.
FIORIN, José Luiz. Enunciação e construção do sentido. In: VALENTE, André (org.). Aulas de português: perspectivas inovadoras. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
FLORES, Valdir do Nascimento. Linguística da Enunciação: uma entrevista com Marlene Teixeira e Valdir Flores. ReVEL, v.9, n.16, 2011. Disponível em: http://www.revel.inf.br/. Acesso em: 18 ago. 2011.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
KNACK, Carolina. Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação. 2012. 189f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
NORMAND, Claudine. Convite à Linguística. FLORES, Valdir; BARBISAN, Leci. (org.). São Paulo: Contexto, 2009a.
NORMAND, Claudine. Leituras de Benveniste: algumas variantes sobre um itinerário demarcado. In: Letras de Hoje. Porto Alegre, v.44, n.1, p.12-19, jan./mar. 2009b.
ONO, Aya. La notion d’enonciation chez Émile Benveniste. Limoges: LambertLucas, 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 7.ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. São Paulo: Pontes Editores, 2006.
SILVA, Carmem Luci da Costa; ENDRUWEIT, Magali Lopes. O oral e o escrito sob o viés enunciativo: reflexões metodológicas. ReVEL, v.9, n.16, 2011. Disponível em: http://www.revel.inf.br/. Acesso em: 15 Out. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.