Chamada de trabalhos para dossiê temático "Entre Telas e Salas: A Plataformização do Ensino em Debate"

2025-11-11

Prezado(a) pesquisador(a),

A equipe editorial da Revista Entretextos (UEL), periódico científico com Qualis A4 na área de Letras e Linguística, tem a satisfação de anunciar a abertura da chamada para artigos para o seu próximo dossiê temático: Entre Telas e Salas: A Plataformização do Ensino em Debate.

No contexto contemporâneo, a crescente digitalização e a mediação tecnológica têm reconfigurado profundamente as práticas educacionais em todos os níveis. A "plataformização do ensino" refere-se à emergência e ao aprofundamento da dependência de plataformas digitais para
a gestão, oferta e consumo de conteúdo educacional, impactando desde as metodologias de ensino-aprendizagem até as relações pedagógicas e as políticas educacionais.

Convidamos pesquisadores(as), professores(as) e profissionais da educação a submeterem artigos que abordem criticamente essa temática em suas diversas dimensões. Esperamos contribuições que explorem os desafios, as oportunidades, as implicações pedagógicas, sociais, políticas, éticas e tecnológicas da plataformização, tanto no ensino presencial quanto a distância.

Sugestões de tópicos para submissão incluem, mas não se limitam a:
● Impactos da plataformização nas metodologias de ensino e aprendizagem.
● Desafios e potencialidades do uso de plataformas digitais na prática docente.
● Formação de professores para ambientes de ensino plataformizados.
● Aspectos críticos da regulação e da governança das plataformas educacionais.
● Relações entre inteligência artificial, algoritmos e a plataformização do ensino.
● Implicações da plataformização para a autonomia docente e discente.
● Questões de privacidade, dados e segurança em plataformas educacionais.
● Acesso, equidade e inclusão em ambientes de ensino digitalizados.
● Plataformização e reestruturação curricular.
● Experiências e estudos de caso sobre a adaptação e resistência à plataformização.

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, seguindo as diretrizes e normas de publicação da Revista Entretextos, disponíveis em nosso portal:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/about/submissions

● Submissão: até 15 de março de 2026.
● Previsão para publicação: julho de 2026

Resumo:
A temática plataformização do ensino explora a crescente mediação de plataformas digitais nas práticas educacionais, abrangendo desde a gestão e oferta de conteúdo até as metodologias de ensino-aprendizagem e as relações pedagógicas. No Brasil, o fenômeno da plataformização tem
sido alvo de inúmeras investigações, desde a análise de políticas educacionais implementadas no período da pandemia (Silva, 2022), discussões acerca do fenômeno por meio de uma perspectiva teórico/crítica (Balieiro, 2022), o impacto no sistema de avaliação na qualidade da educação (Savaris, 2022; Matos, 2022), a investigação das ferramentas de controle implementadas pelo governo (Vieira, 2023; Sabadini et al., 2022), o conceito de ciberdemocracia de Lévy (Ferreira, 2023), a precarização do trabalho docente (Cavazzani et al, 2023), entre outros. Este dossiê busca aprofundar o debate sobre como esse fenômeno reconfigura o processo educativo, convidando à reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades impostos pela dependência tecnológica, as implicações sociais, políticas, éticas e pedagógicas, além de analisar o papel de algoritmos e da inteligência artificial na construção de novos cenários educacionais e as questões de equidade, acesso e autonomia docente e discente neste contexto.

Referências:

BALIEIRO, L. T. Educação e Capitalismo de Plataforma: Digitalização e Conectividade Rizomática no Ensino - A Virtualidade em Tela. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 165, 2022 . Disponível em http://old.ppe.uem.br/dissertacoes/2022/2022%20-%20LUAN%20TARLAU%20BALIEIRO.pdf. Acesso em: 02 dez. 2024.

CAVAZANNI, A; SANTOS, R. LOPES, L. Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa. Cadernos Metrópole, 26(59), 209–228, 2023. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/61214. Acesso em: 02 dez. 2024.

DE DEUS, Renan William Silva. Plataforma “Inglês Paraná”: representações, discursos e ideologias. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.

FERREIRA, A.E.S.C.S. Capitalismo de vigilância e plataformização da educação: um estudo discursivo midiológico, 2023. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/378778373_Capitalismo_de_vigilancia_e_plataformizacao_da_educacao_um_estudo_discursivo_midiologico. Acesso em: 02 dez. 2024.

SANTANA, P. A. R; SANTANA, N. S. e FIGUEIREDO, D.C. Uma ferramenta que veio inovar o ensino da Língua Inglesa na rede pública: Análise crítica do discurso da notícia de lançamento da plataforma Inglês Paraná. Ilha do Desterro, vol 75, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/QtJt3N6spGbZbbcGpbpPCmD/ Acesso em: 04 mar, 2025.

SAVARIS, S.B. Os Impactos da Prova Paraná em Escolas das Redes Municipais e Estadual de Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, p. 135, 2022. Disponível em https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6259/5/S%c3%b4nia_Savaris.2022.pdf. Acesso em: 02 dez. 2024.

SILVA. E. A. da. Uma Análise Quali-Quantitativa das Atividades de Leitura em uma Plataforma Digital de Inglês como Recurso Didático. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, p.102, 2023. Disponível em https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/33280/1/plataformadigitalrecursodidatico.pdf. Acesso em: 02 dez. 2024.

SILVA, R.A. Políticas Educacionais e Gestão da Educação no estado do Paraná em tempos de pandemia de Covid-19. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p.113, 2022. Disponível em https://repositorio.uel.br/items/3e1d1b25-a194-4ed7-
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VIEIRA, A. L. A Organização Pedagógica e o Trabalho Docente Sob a Luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, p. 151, 2023. Disponível em https://sucupira-
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MATOS, D. M. As Avaliações em Larga Escala e a Construção de Políticas Públicas para a Educação Especial no Paraná. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p 100, 2022. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/59430. Acesso em: 02 dez. 2024.

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ROJO, R. H. R. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 5-25, jan./jul. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219 . Acesso em:
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SABADINE, K. M. F.; MENDES, A. A. P.; BRITO, P. S. dos S. Tecnologia e subjetividade: a interação dos professores com o diário de classe digital. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18222.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18222 . Acesso em: 5 mar. 2025.

Comissão organizadora:
Andressa Cristina Molinari (UFF)
Josimayre Novelli (UEM)
Samantha Gonçalves Mancini Ramos (UEL)