Procedimentos para avaliação da leitura no ensino fundamental: influências da Prova Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p264

Palavras-chave:

Prova Brasil, Ensino Fundamental, Avaliação de Leitura

Resumo

O trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa “Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor” (UEM), ampara-se nos pressupostos de avaliação, na teoria sobre leitura oferecidos pela Linguística Aplicada e, sobretudo, na concepção de linguagem e ensino epistemologicamente provenientes dos conceitos bakhtinianos e vygotskinianos. Dessa forma, os procedimentos em relação à leitura – eixo constituinte do processo de escrita, junto à produção textual e análise linguística – são discutidos, tendo em vista a realidade evidenciada nas aulas de Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental do ensino público da região Noroeste do estado do Paraná. Apresentam-se, nessa perspectiva, os dados da investigação de uma pesquisa sobre os instrumentos de avaliação de leitura nas séries iniciais elaborados de acordo com a Prova Brasil, comparando-os com a prática de leitura e formação de leitor observada em sala de aula. A análise dos dados comprova que, embora haja uma diretriz que respalde o trabalho de leitura, a ineficácia no processo de ensino dessa habilidade não permite um desenvolvimento satisfatório. Por meio desse resultado, certifica-se, ainda, que o alcance do letramento – que pressupõe a construção de sentidos pelo sujeito, tendo em vista um entorno real e social de uma prática de leitura e produção textual – não ocorre em virtude da ausência de procedimentos e instrumentos adequados na aula de língua materna.

Biografia do Autor

Ana Maria da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Maringá

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

COLOMER, Teresa.; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre, 2002.

FIORIN, João. Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

MARCHUSCHI, Luiz Antonio. O livro didático de língua portuguesa em questão: o caso da compreensão do texto. In: COLÓQUIO DE LEITURA DO CENTROOESTE, 1., 1997, Goinânia. Caderno ... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1997. p. 38 -71.

MENEGASSI, Renilson José Avaliação de Leitura. In: MENEGASSI, R. J. Leitura e Ensino. Maringá: EDUEM, 2005. p. 99-120.

SILVA, Ana Maria; GAFFURI, Pricila; MENEGASSI, Renilson José. A leitura na sala de aula do ensino fundamental: análise e procedimentos didáticos. Querubin. Revista Eletrônica de Trabalhos científicos, Rio de Janeiro, ano 3, n. 5, p. 3-11, 2007. Disponível em: http://www.revistaquerubim.com/. Acesso em 27 jun. 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovich A formação social da mente. 2.ed. São Paulo: Martins fontes, 1988.

XAVIER, Carlos Francisco. Uma Leitura da Avaliação. Amae educando, n. 312, p.20-22, nov. 2002.

Downloads

Como Citar

SILVA, Ana Maria da; MENEGASSI, Renilson José. Procedimentos para avaliação da leitura no ensino fundamental: influências da Prova Brasil. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 264–284, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p264. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5502. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos