Jornalistas versus blogueiros: a legitimação do sujeito da informação e do poder de informar na era da internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p202

Palavras-chave:

Blog, Gênero Digital, Internet, Michel Foucault

Resumo

Com o advento da Internet algumas modificações ocorreram tanto na produção, quanto na divulgação de informações. Com o gênero Blog, por exemplo, houve uma “democratização” da publicação de textos e informações na Web. Assim, o presente artigo visa analisar algumas propagandas veiculadas no meio impresso buscando demonstrar, com base nos pressupostos teóricos de Michel Foucault, mais especificamente em suas contribuições sobre a relação saber-poder, como que, com o surgimento do gênero Blog, ocorre uma busca, pelo jornal impresso, em controlar a produção da informação, bem como em reafirmar o sujeito legitimado para informar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Gracia Magnabosco, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Estudos Linguísticos, linha Texto e Discurso, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Edson Carlos Romualdo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras (UNESP). Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ARAUJO, Inês Lacerda. Formação discursiva como conceito chave para a arqueogenealogia de Foucault. In: BARONAS, Roberto Leiser. (org.). Análise do discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007. p.89-101.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Trad.: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad.: Luiz Felipe Baeta Neves. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad.: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 18.edição. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Recitações de mitos: a História na lente da mídia. In: GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise (Org.). Filigranas do discurso: as vozes da história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000. p. 19-34.

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Michel Foucault: o discurso nas tramas da História. In: FERNANDES, Cleudemar Alves; SANTOS, João Bosco Cabral. (orgs.). Análise do discurso: unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004. p. 19-42

MANNARINO, Marcus Vinicius Rodrigues. O papel do webjornal: veículo de Comunicação e Sistema de Informação. Porto Alegre: EDIPUC-RS, 2000.

NAVARRO, Pedro. O pesquisador da mídia: entre a “aventura do discurso” e os desafios do dispositivo de interpretação da AD. In: NAVARRO, Pedro. Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006. p. 67- 92.

SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira. A descontinuidade da história: a emergência dos sujeitos no arquivo. In: SARGENTINI, Vanie; NAVARROBARBOSA, Pedro. (orgs.). Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividades. São Carlos: Claraluz, 2004. p.77-96.

Downloads

Como Citar

MAGNABOSCO, Gislaine Gracia; ROMUALDO, Edson Carlos. Jornalistas versus blogueiros: a legitimação do sujeito da informação e do poder de informar na era da internet. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 202–218, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p202. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5497. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos