Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p176

Palavras-chave:

Interação professor-aluno, Conflito, Argumentação

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a existência (ou não) de um espaço em sala de aula favorável à prática da argumentação, em situações específicas de conflito na interação professor-aluno. Sendo a interação mediada pela linguagem, inte­ressa investigar como os sentidos constituídos por meio da linguagem influenciam os sujeitos envolvidos, colaborando ou não para suas ações em direção à prática do dis­curso argumentativo. O método de investigação consiste de observações de aulas ministradas a uma classe de 3o ano do Ensino Médio, em escola pública da periferia do município de São Paulo. As análises são fundamentadas nas contribuições da Análise da Conversação, da Teoria da Argu­mentação e da Análise do Discurso. Os resultados mostram que o espaço em sala de aula que privilegie a argumentação não chega a ser efetivo. Há um caminho a ser per­corrido no que diz respeito à compreensão dos seguintes aspectos: as concepções de lin­guagem; o processo interacional; o discurso, seu contexto mais amplo de produção e os efeitos possíveis de serem constituídos; o conflito; e a arte de argumentar em situações específicas de conflito, de maneira que tal compreensão se reverta em ações cujos efeitos possam transformar a realidade enfrentada na interação professor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras pela FFLCH/USP. Professor da Área de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Rosana Ribeiro Ramos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Letras pela FFLCH/USP.

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo

Doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Professor do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLH/USP e do Programa de Pós-graduação em Educação da FE/USP.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

DUCROT, Oswald . Esboço de uma teoria polifônica da Enunciação. In: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. 2. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987, p. 161-218.

GRICE, Herbert Paul. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (org.). Fundamentos metodológicos da linguística. Campinas-SP, 1982. v. 4: Pragmática: problemas, críticas, perspectivas da linguística, p. 81-103.

GOFFMAN, Erving. Ritual de la interacción. Buenos Aires: Tiempo Contemporâneo, 1970.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LAKOFF, Robin. La lógica de la cortesía, o acuérdate de dar las gracias. In: JULIO, Maria Teresa e MUÑOZ, Ricardo (orgs). Textos Clásicos de Pragmática. Madrid: Arco/Libros, 1998. p. 259-278.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Atividades de compreensão na interação verbal. In: PRETI, Dino (org.). Estudos de língua falada: variações e confrontos. 2ª ed. São Paulo: Humanitas, 1999. p. 15-46.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia S Mariani et al. 2. ed. Campinas: Editora da Universidade Estadadual de Campinas, 1993. p. 61-161.

RIOLFI, Claudia Rosa ; BARZOTTO, Valdir Heitor. Entre l´erreur et l´ecart créatif...l´enseignement de la langue maternelle. Mimeo.

SILVA, Luiz Antônio da. Conversação: modelos de análise. In: SILVA, Luiz Antônio da (Org.). A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Editora Globo, 2005. p. 31-71.

Downloads

Como Citar

SILVA, Luiz Antônio da; RAMOS, Rosana Ribeiro; BARZOTTO, Valdir Heitor. Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 176–201, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p176. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5494. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos