Degustações técnicas de vinho: descrição de um gênero técnico-científico na perspectiva sistêmico-funcional

Autores

Palavras-chave:

Gêneros técnico-científicos, Sistemas semântico-discursivos, Ensino de Língua Espanhola

Resumo

Este artigo apresenta a análise de textos prototípicos do gênero degustação técnica de vinho. O estudo apresentado neste texto compõe um projeto de Pesquisa-ação intitulado O ensino de espanhol em contexto tecnológico: uma reflexão metodológica orientada pela Pedagogia de Gêneros da LSF, cujo propósito é refletir sobre o ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) em um Instituto Federal e produzir materiais didáticos orientados pela Pedagogia de Gêneros sistemicista para esse contexto. Na fase de implementação dessa pesquisa foi necessário descrever esse gênero para, posteriormente, poder planejar tarefas pedagógicas. Para fazê-lo, foram mobilizados os princípios teóricos e analíticos de dois sistemas semântico-discursivos: a Periodicidade e a Ideação (Martin e Rose, 2007/2008; Martin, 1992; Rose e Martin, 2018). Nesse sentido, foram analisadas linguístico-discursivamente seis instâncias textuais para identificar a realização de sua estrutura esquemática, isto é, suas etapas e fases constitutivas. Os resultados permitiram afirmar que o propósito das degustações técnicas de vinho é avaliar e que essa prática social se constitui de cinco etapas (contextualização, descrição do produto, avaliação, harmonização e despedida) e nove possíveis fases. Esses dados são essenciais para a criação de materiais didáticos que apoiam eficazmente o ensino de E/LE em ambientes tecnológicos.

Biografia do Autor

Michele Mafessoni de Almeida, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves.

Referências

FIGUEREDO, G. Introdução ao perfil metafuncional do português brasileiro: contribuições para os estudos multilíngues. 2011. Tese de doutorado (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/DAJR-8GLS6E . Acesso em 2 mar 2022

HALLIDAY, M. A. K. Language as a social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnol, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. Hacia una teoría del aprendizaje basada en el lenguaje. Linguistics and Education, v. 5, n.2, p. 93–116, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0898-5898(93)90026-7 Acesso em 5 jun. 2020.

HALLIDAY, M. A. K. On language in relation to the evolution of human consciousness. In: Sture Allen (ed.) Of thoughts and words (Proceedings of Nobel Symposium 92: The relation between language and mind). Imperial College Press, 1994.

HALLIDAY, M.A.K. Sobre la arquitectura del lenguaje humano. On language and linguistics. Collected works of M.A.K. Halliday. Continuum, n.3, 2003, p. 1–29, 2003.

HALLIDAY, M. A. K. Una mirada retrospectiva sobre la LSF y la alfabetización. In: WHITTAKER, Rachel; O’DONNELL, Mick; MCCABE, Anne (orgs.) Language and literacy: Functional approaches. Continuum, 2006, páginas 15–44.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN. C. M. An Introduction to Functional Grammar. 4. ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2014.

MARTIN, J. R. English Text: System and Structure. Amsterdam: Benjamins, 1992.

MARTIN, J. R. (org.). Developing Theory: A Handbook in Appliable Linguistics and Semiotics. London: Bloomsbury, 2002

MARTIN, J.R. Boomer dreaming: the texture of recolonisation in a lifestyle magazine. En Forey, G. & Thompson, G. (Eds) Text-type and Texture, London, UK: Equinox Publishing, 2009, p.252-284.

MARTIN, J. R. Discourse semantics. In: G. Thompson, W. Boucher, L. Fontaine & J.Y. Liang (eds.) The Cambridge Handbook of Systemic Functional Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2019, p. 358-381.

MARTIN, J.R.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2007/2008. 281 p.

MIELE, A.; RIZZON, L.A.; ANDRADE, C. Avaliação nacional de vinhos - safra 2000: características sensoriais e físico-químicas dos vinhos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2000. 8p. (Embrapa Uva e Vinho. Comunicado Tecnico, 36).

NONEMACHER, T. M. Gêneros instanciados em textos da área de edificações em contexto de Ensino Médio Técnico: mapeamento e análise sistêmico-funcional dos sistemas de ideação e de periodicidade. 2019. Tese de Doutora. (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

ROSE, D. Democratizing the classroom: a literacy pedagogy for the new generation. Journal of Education, v. 37, n. 1, p. 131–167, 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/10520/AJA0259479X_158. Acesso em 10 de mar de 2024

ROSE, D. Designing pedagogic registers: Reading to Learn. In: CADWELL, D.; KNOZ, J.;

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Leer para aprender: lectura y escritura en las áreas del

currículo. Madrid: Ediciones Pirámide, 2018.

THIOLLENT, M. J. Ma. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

THOMPSON, Geoff. Introducing functional grammar. 3 ed. New York: Routledge-Taylor & Francis Group. 2014.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

MAFESSONI DE ALMEIDA, Michele. Degustações técnicas de vinho: descrição de um gênero técnico-científico na perspectiva sistêmico-funcional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 71–94, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50335. Acesso em: 25 jul. 2024.