Contribuições da Multimodalidade no entendimento da visualidade em materiais didáticos de português L2 para surdos
Palavras-chave:
Multimodalidade, Ensino de portugês para surdos, Materiais didáticos, VisualidadeResumo
Neste artigo, intenciona-se apresentar e comentar alguns resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo CNPq (Chamada PQ4/2021), que tem as seguintes perguntas como norte: Quais seriam as características de um material didático para o ensino de português como segunda língua (PL2) para surdos? Como essas características podem contribuir para a promoção do conhecimento da língua e de seu uso? Pretende-se mostrar os tratamentos específicos dados à visualidade em materiais didáticos para surdos, por meio de trabalhos didáticos elaborados por Freitas (2018) e Silva e Guimarães (2018). A visualidade presente nesses materiais didáticos de PL2 a surdos é abordada a partir dos estudos sobre multimodalidade, na perspectiva sociossemiótica, com base Kress (2010), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (1996) e Kress e Van Leeuwen (2001). Detem-se nos conceitos de representação, modo semiótico, recursos semióticos, e questões ligadas à Gramática do Design Visual com respeito às metafunções representacional, interacional e composicional. As análises apresentadas indicam a visualidade como elemento fundamental para a educação de surdos, envolvendo imagens (fotos, desenhos, gráficos e quadros), Libras em imagem estática ou em vídeos, e a escrita em português. Além disso, as análises mostram que diferentes imagens contribuem para o desenvolvimento do conteúdo de PL2 a surdos, integrando e evidenciando, metodologicamente, imagens estáticas, vídeos, uso de Libras e língua portuguesa escrita, promovendo representações, interações e organizações textuais que podem ajudar no desenvolvimento da língua alvo, respeitando a visualidade como algo fundamental na comunicação entre e com surdos.
Referências
ALLWRIGHT, D. Six promising directions in Applied Linguistics. In: GIEVE, S.; MILLER, I. k. (Ed.) Understanding the language classroom, Hampshire, United Kingdom: Palgrave Macmillan. 2006, p 11-17.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes Editores, 2011.
FREITAS, L. G. A multimodalidade no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos nos anos iniciais: uma proposta de material didático. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: POSLING/ CEFET-MG, 2018.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the Grammar of Visual Design. London; New York: Routledge, 1996.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse – the modes and media of contemporary communjication. London: Hodder Education, 2001.
KRESS, G. Multimodality: a Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York; London: Routledge, 2010.
MIRANDA, D. G. (a). A multimodalidade no ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos: análise do uso do livro didático adaptado em Libras. Tese de doutorado. Belo Horizonte: POSLING/ CEFET-MG, 2019, 277fls.
MOITA LOPES, L. P. (org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006.
PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola Editora, 2014.
PEREIRA, M. C. C.; CHOI, D.; VIEIRA, M.I.; GASPAR, P.; NAKASATO, R. LIBRAS: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
QUADROS, R. M. Educação de Surdos – a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, R. M; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/ SEESP, 2006.
REILY, L. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In.: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (org.) Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. 4ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2003, p. 161-192.
SILVA, G. M.; GUIMARÃES, A. B. C. Português para crianças surdas [livro eletrônico]: leitura e escrita no cotidiano. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2018.
SILVA, R. C. Contribuições da visão sociossemiótica da linguagem e da multimodalidade como apoio à educação linguística de surdos. In: MIRANDA, D. G.; FREITAS, L. Educação para Surdos: possibilidades e desafios. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2019, p. 61-74.
SILVA, R. C. Implicações de se assumir a multimodalidade nos estudos de linguagem. In. SILVA, R. C.; QUEIRÓZ, L. A. A. Multimodalidade e Discursos. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2021, p. 26-53.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London; New York: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Caixeta da Silva Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 316840/2021-1