O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345Palavras-chave:
Português como Língua Adicional, cultura brasileira, InterculturalidadeResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o curso "Aspectos da Cultura Brasileira", ofertado pelo Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal de Pelotas. O curso, que enfoca aspectos culturais das diferentes regiões do Brasil por meio de gêneros discursivos, integra as ações de ensino da instituição voltadas à internacionalização, ao acolhimento e à formação em língua portuguesa de falantes de outras línguas. Apresenta-se os pressupostos teórico-metodológicos que embasam o curso para, então, analisar-se as tarefas de um exemplar de plano de aula sobre a Região Centro-Oeste que se constitui em um exemplar de ação docente que proporciona, aos alunos, a oportunidade de se engajar em práticas sociais consoante com a noção de indissociabilidade entre língua e cultura. A partir da reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem específicas do contexto descrito, espera-se contribuir com as discussões da área de Português como Língua Adicional no que diz respeito à atividade docente e à construção de tarefas.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23027. Acesso em: 19 dez. 2023.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. [1979], 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento base do exame Celpe-Bras [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp-content/uploads/2021/12/Documento-base-do-exame-Celpe-Bras-2020.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
DAMASCENO, Vanessa Doumid; SELBACH, Helena Vitalina. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, v. 21, n. 3 Esp., p. 151-162, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44685/30931. Acesso em: 19 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151
FERNANDES, Maria Cristina. O poder discursivo do rock brasileiro na mídia em Pais e filhos. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89426. Acesso em: 27 nov. 2023.
FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria; SIMÕES, Luciene Juliano. Educação linguística e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. In: RIO GRANDE DO SUL. Referencial curricular - Lições do Rio Grande: linguagens, códigos e suas tecnologias, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira moderna. v. 1. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009, p. 51-123. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
KILLNER, Mariana; JUNG, Neiva Maria. Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA: uma análise da unidade didática Artigo Acadêmico. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33235, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33235. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33235. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33235
MARQUES, Aline Aurea Martins; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras: Um perfil da área. Letras de Hoje, [S. l.], v. 55, n. 4, p. e38778, 2020. DOI: 10.15448/1984-7726.2020.4.38778. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/38778. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38778
MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. Revista EntreLinguas, v. 1, n. 2, p. 203–222, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8060. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8060. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8060
PARISOTTO, Ana Paula; SCHLATTER, Margarete. Canção brasileira em Português como Língua Adicional: uma abordagem de ensino da MPB como um gênero híbrido. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 208-241, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/9b13bb9ce833dedcd6eed44ee7802b01.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Oficina(s) do Professor de Língua Portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2017.
RIBEIRO, Gabriela Castelo Branco; DE SOUZA, José Peixoto Coelho. As oficinas e o festival de cultura e música brasileira da Universidade de Glasgow como iniciativa de promoção e integração cultural. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33236, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33236. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33236. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33236
SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro de Moraes; SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel da interação na pesquisa sobre aquisição e uso de língua estrangeira: implicações para o ensino e para a avaliação. Letras de Hoje, v. 39, n. 3, p. 345-378, 2004. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/13928. Acesso em: 19 dez. 2023.
SCHOFFEN, Juliana Roquele; MARTINS, Alexandre Ferreira. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, v. 14, n. 26, p. 271-302, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/c35e818efe36c34dda7b55fdcf72b0fe.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
TIMBONI, Kétina Allen da Silva; RUPERT, Andrea de Araújo; SCHLATTER, Margarete. Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI): materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33348, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33348. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33348. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33348
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Röpke da Silva, Vanessa Doumid Damasceno, Helena Vitalina Selbach, Helena Rezende Ramires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.