O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, cultura brasileira, Interculturalidade

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o curso "Aspectos da Cultura Brasileira", ofertado pelo Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal de Pelotas. O curso, que enfoca aspectos culturais das diferentes regiões do Brasil por meio de gêneros discursivos, integra as ações de ensino da instituição voltadas à internacionalização, ao acolhimento e à formação em língua portuguesa de falantes de outras línguas. Apresenta-se os pressupostos teórico-metodológicos que embasam o curso para, então, analisar-se as tarefas de um exemplar de plano de aula sobre a Região Centro-Oeste que se constitui em um exemplar de ação docente que proporciona, aos alunos, a oportunidade de se engajar em práticas sociais consoante com a noção de indissociabilidade entre língua e cultura. A partir da reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem específicas do contexto descrito, espera-se contribuir com as discussões da área de Português como Língua Adicional no que diz respeito à atividade docente e à construção de tarefas.

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Biografia do Autor

Lucas Röpke da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras Português e Espanhol (licenciatura) pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista/professor do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFPel durante os quatro anos de graduação. Atualmente, é aluno do curso de Letras - Mestrado Acadêmico na UFPel na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. Seus principais interesses são: Português como Língua Adicional (PLA) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras. É professora na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Letras e Comunicação, CLC. Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na Instituição. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores e português como língua adicional. 

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Helena Rezende Ramires, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Mestra em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016), Especialista em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pelo Centro Universitário Internacional (2022) e graduanda em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

RÖPKE DA SILVA, L.; DOUMID DAMASCENO, V.; SELBACH, H. V.; REZENDE RAMIRES, H. O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 327–345, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49483. Acesso em: 30 abr. 2024.

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Artigos