O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, cultura brasileira, Interculturalidade

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o curso "Aspectos da Cultura Brasileira", ofertado pelo Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal de Pelotas. O curso, que enfoca aspectos culturais das diferentes regiões do Brasil por meio de gêneros discursivos, integra as ações de ensino da instituição voltadas à internacionalização, ao acolhimento e à formação em língua portuguesa de falantes de outras línguas. Apresenta-se os pressupostos teórico-metodológicos que embasam o curso para, então, analisar-se as tarefas de um exemplar de plano de aula sobre a Região Centro-Oeste que se constitui em um exemplar de ação docente que proporciona, aos alunos, a oportunidade de se engajar em práticas sociais consoante com a noção de indissociabilidade entre língua e cultura. A partir da reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem específicas do contexto descrito, espera-se contribuir com as discussões da área de Português como Língua Adicional no que diz respeito à atividade docente e à construção de tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Röpke da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras Português e Espanhol (licenciatura) pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista/professor do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFPel durante os quatro anos de graduação. Atualmente, é aluno do curso de Letras - Mestrado Acadêmico na UFPel na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. Seus principais interesses são: Português como Língua Adicional (PLA) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras. É professora na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Letras e Comunicação, CLC. Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na Instituição. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores e português como língua adicional. 

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Helena Rezende Ramires, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Mestra em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016), Especialista em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pelo Centro Universitário Internacional (2022) e graduanda em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23027. Acesso em: 19 dez. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. [1979], 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento base do exame Celpe-Bras [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp-content/uploads/2021/12/Documento-base-do-exame-Celpe-Bras-2020.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

DAMASCENO, Vanessa Doumid; SELBACH, Helena Vitalina. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, v. 21, n. 3 Esp., p. 151-162, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44685/30931. Acesso em: 19 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151

FERNANDES, Maria Cristina. O poder discursivo do rock brasileiro na mídia em Pais e filhos. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89426. Acesso em: 27 nov. 2023.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria; SIMÕES, Luciene Juliano. Educação linguística e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. In: RIO GRANDE DO SUL. Referencial curricular - Lições do Rio Grande: linguagens, códigos e suas tecnologias, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira moderna. v. 1. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009, p. 51-123. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

KILLNER, Mariana; JUNG, Neiva Maria. Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA: uma análise da unidade didática Artigo Acadêmico. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33235, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33235. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33235. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33235

MARQUES, Aline Aurea Martins; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras: Um perfil da área. Letras de Hoje, [S. l.], v. 55, n. 4, p. e38778, 2020. DOI: 10.15448/1984-7726.2020.4.38778. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/38778. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38778

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. Revista EntreLinguas, v. 1, n. 2, p. 203–222, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8060. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8060. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8060

PARISOTTO, Ana Paula; SCHLATTER, Margarete. Canção brasileira em Português como Língua Adicional: uma abordagem de ensino da MPB como um gênero híbrido. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 208-241, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/9b13bb9ce833dedcd6eed44ee7802b01.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Oficina(s) do Professor de Língua Portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2017.

RIBEIRO, Gabriela Castelo Branco; DE SOUZA, José Peixoto Coelho. As oficinas e o festival de cultura e música brasileira da Universidade de Glasgow como iniciativa de promoção e integração cultural. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33236, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33236. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33236. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33236

SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro de Moraes; SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel da interação na pesquisa sobre aquisição e uso de língua estrangeira: implicações para o ensino e para a avaliação. Letras de Hoje, v. 39, n. 3, p. 345-378, 2004. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/13928. Acesso em: 19 dez. 2023.

SCHOFFEN, Juliana Roquele; MARTINS, Alexandre Ferreira. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, v. 14, n. 26, p. 271-302, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/c35e818efe36c34dda7b55fdcf72b0fe.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

TIMBONI, Kétina Allen da Silva; RUPERT, Andrea de Araújo; SCHLATTER, Margarete. Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI): materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33348, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33348. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33348. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33348

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

RÖPKE DA SILVA, Lucas; DOUMID DAMASCENO, Vanessa; SELBACH, Helena Vitalina; REZENDE RAMIRES, Helena. O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 327–345, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49483. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos