Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p305-326

Palavras-chave:

Percy Shelley, Romantismo, Poética

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar a poética romântica na obra do escritor inglês Percy Shelley, mais especificamente em seu poema “To a skylark”, em que o eu-poético, ao observar o pássaro e seu canto e admirar-se, define quais deveriam ser as características de um poeta e sua arte, bem como sua relação com a natureza. Com essa finalidade, empregaram-se noções sobre a tendência romântica de Georges Gusdorf (1984), para quem o período romântico é focado absolutamente no “eu”, e Benedito Nunes (2013), que preconiza a sacralização da natureza pela visão romântica, bem como as possibilidades de identificação e de rejeição do meio ambiente pelo indivíduo. Desse modo, a metodologia empregada foi a análise das possibilidades conotativas das palavras do poema, de acordo com Moisés (1969), para então estabelecer um diálogo com a teoria. Pôde-se, ao fim do estudo, reconstituir o papel idealizado por Shelley do poeta e sua arte como um indivíduo investido de traços divinos, dotado de fecunda criatividade, além de ser capaz de tornar mais bela a natureza ao seu redor e de inspirar sentimentos de empatia e compaixão nos leitores e ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Melo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) na linha "Literatura, diálogos e saberes". Formado em História (licenciatura) pela Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), Campus de Imperatriz. 

Rodrigo José Rodrigues Maciel, UEMASUL

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, fomentado pela UEMASUL.  

Gilberto Freire de Santana, UEMASUL

Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da UEMASUL, docente permanente do curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Layane de Oliveira Carvalho, UEMASUL

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, fomentado pela UEMASUL.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BLOOM, H. Harold Bloom on Shelley’s farewell to the invisible powers of nature in “To a Skylark”. In: BLOOM, H. (Ed.). Bloom’s major poets: Percy Byshee Shelley. New York: Infobase Publishing, 2001. p. 46-48.

BYRON, L. The complete works. vol. II. Paris: Baudry’s european library, 1852. Disponível em: https://books.google.lk/books?id=ENZEAAAAYAAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 out. 2023.

CARPEAUX, O. M. História da literatura ocidental. vol. III. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ECO, U. (ed.). On beauty: a history of a western idea. London: Seeker and Warburg, 2004.

GUSDORF, G. L’homme romantique. Paris: Éditions Payot, 1984.

HOLMES, R. Shelley: the pursuit. New York: New York Review, 1994.

KLIBANSKY, R.; PANOFSKY, E.; SAXL, F.; Saturn and melancholy: studies in the history of natural philosophy, religion, and art. Montreal & Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9780773559523

LÖWY, M.; SAYRE, R. Romanticism against the tide of modernity. Duham, London: Duke University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822381297

MOISÉS, M. Guia prático de análise literária. São Paulo: Cultrix, 1969.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia: ou Helenismo e pessimismo. Tradução. J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NUNES, B. A visão romântica. In: GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 51-74.

PLATÃO. The republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ROSENTHAL, L. Le romantisme. New York: Parkstone Press International, 2008.

SHELLEY, P. B. Sementes aladas: antologia poética. Tradução. Alberto Marsicano, John Milton. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

SHELLEY, P. B. In defence of poetry. Indianapolis: Bobbs-Merrill Company, 1904. Disponível em: https://archive.org/details/defenceofpoetry012235mbp. Acesso em: 10 set. 2023.

SMITH, W. (ed.). Dictionary of greek and roman biography and mythology. vol. II. London: Taylor, Walton and Marbely,1849.

SOUZA, R. A. de. Um pouco de método: nos estudos literários em particular, com extensão às humanidades em geral. São Paulo: É Realizações, 2016.

VYGOTSKY, L. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WORDSWORTH, W. The major works: including The prelude. Oxford: Oxford University Press, 2008.

ZANINI, W. A arte romântica. In: GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 185-208.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

MELO, Eduardo; MACIEL, Rodrigo José Rodrigues; SANTANA, Gilberto Freire de; CARVALHO, Layane de Oliveira. Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 305–326, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p305-326. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49346. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos