Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p305-326Palavras-chave:
Percy Shelley, Romantismo, PoéticaResumo
Este estudo tem por objetivo identificar a poética romântica na obra do escritor inglês Percy Shelley, mais especificamente em seu poema “To a skylark”, em que o eu-poético, ao observar o pássaro e seu canto e admirar-se, define quais deveriam ser as características de um poeta e sua arte, bem como sua relação com a natureza. Com essa finalidade, empregaram-se noções sobre a tendência romântica de Georges Gusdorf (1984), para quem o período romântico é focado absolutamente no “eu”, e Benedito Nunes (2013), que preconiza a sacralização da natureza pela visão romântica, bem como as possibilidades de identificação e de rejeição do meio ambiente pelo indivíduo. Desse modo, a metodologia empregada foi a análise das possibilidades conotativas das palavras do poema, de acordo com Moisés (1969), para então estabelecer um diálogo com a teoria. Pôde-se, ao fim do estudo, reconstituir o papel idealizado por Shelley do poeta e sua arte como um indivíduo investido de traços divinos, dotado de fecunda criatividade, além de ser capaz de tornar mais bela a natureza ao seu redor e de inspirar sentimentos de empatia e compaixão nos leitores e ouvintes.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BLOOM, H. Harold Bloom on Shelley’s farewell to the invisible powers of nature in “To a Skylark”. In: BLOOM, H. (Ed.). Bloom’s major poets: Percy Byshee Shelley. New York: Infobase Publishing, 2001. p. 46-48.
BYRON, L. The complete works. vol. II. Paris: Baudry’s european library, 1852. Disponível em: https://books.google.lk/books?id=ENZEAAAAYAAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 out. 2023.
CARPEAUX, O. M. História da literatura ocidental. vol. III. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ECO, U. (ed.). On beauty: a history of a western idea. London: Seeker and Warburg, 2004.
GUSDORF, G. L’homme romantique. Paris: Éditions Payot, 1984.
HOLMES, R. Shelley: the pursuit. New York: New York Review, 1994.
KLIBANSKY, R.; PANOFSKY, E.; SAXL, F.; Saturn and melancholy: studies in the history of natural philosophy, religion, and art. Montreal & Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9780773559523
LÖWY, M.; SAYRE, R. Romanticism against the tide of modernity. Duham, London: Duke University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822381297
MOISÉS, M. Guia prático de análise literária. São Paulo: Cultrix, 1969.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia: ou Helenismo e pessimismo. Tradução. J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NUNES, B. A visão romântica. In: GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 51-74.
PLATÃO. The republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
ROSENTHAL, L. Le romantisme. New York: Parkstone Press International, 2008.
SHELLEY, P. B. Sementes aladas: antologia poética. Tradução. Alberto Marsicano, John Milton. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
SHELLEY, P. B. In defence of poetry. Indianapolis: Bobbs-Merrill Company, 1904. Disponível em: https://archive.org/details/defenceofpoetry012235mbp. Acesso em: 10 set. 2023.
SMITH, W. (ed.). Dictionary of greek and roman biography and mythology. vol. II. London: Taylor, Walton and Marbely,1849.
SOUZA, R. A. de. Um pouco de método: nos estudos literários em particular, com extensão às humanidades em geral. São Paulo: É Realizações, 2016.
VYGOTSKY, L. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WORDSWORTH, W. The major works: including The prelude. Oxford: Oxford University Press, 2008.
ZANINI, W. A arte romântica. In: GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 185-208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Melo, Rodrigo José Rodrigues Maciel, Gilberto Freire de Santana, Layane de Oliveira Carvalho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.