Contribuições do ProfLetras para os letramentos laborais do professor-pesquisador

Autores

  • Claudia Gean Carneiro Araujo Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0003-3978-1177
  • Ana Maria de Oliveira Paz Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p155-175

Palavras-chave:

Profletras, letramento laboral, professor-pesquisador

Resumo

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ofertado em rede nacional, no Brasil, é uma política pública com foco na formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Em face disso, este artigo objetiva discutir em que medida esse programa pode contribuir para a ampliação dos letramentos laborais do professor-pesquisador. Teoricamente, a discussão sobre letramentos ancora-se nos estudos de Kleiman (2000, 2001, 2008), Oliveira (2016), Paz (2008) e Street (2013). Em termos metodológicos, este trabalho é do tipo documental (Gil, 2002) e assume abordagem de dados qualitativa-interpretativista (Moita Lopes, 1994). O corpus adotado contempla uma dissertação defendida no âmbito do programa (Araujo, 2020), cuja proposta focalizou o uso do dispositivo didático “projeto de letramento” como alternativa pedagógica que ressignifica a prática docente. As análises sinalizam a relevância do ProfLetras para o fomento da formação continuada e para ampliação dos letramentos laborais do professor, haja vista que possibilita ao profissional em formação a condição necessária a sua atuação como professor-pesquisador em sua própria sala de aula, transformando-a em um constante laboratório de pesquisa e intervenção pedagógica.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Grande do Norte (2001) e doutorado na área (2008) pela mesma universidade. Atua como professora do quadro permanente, na categoria associado III, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

ARAUJO, C. G. C. A.; PAZ, A. M. de O. Contribuições do ProfLetras para os letramentos laborais do professor-pesquisador. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 155–175, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p155-175. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49244. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos