Contribuições do ProfLetras para os letramentos laborais do professor-pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p155-175Palavras-chave:
Profletras, letramento laboral, professor-pesquisadorResumo
O Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ofertado em rede nacional, no Brasil, é uma política pública com foco na formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Em face disso, este artigo objetiva discutir em que medida esse programa pode contribuir para a ampliação dos letramentos laborais do professor-pesquisador. Teoricamente, a discussão sobre letramentos ancora-se nos estudos de Kleiman (2000, 2001, 2008), Oliveira (2016), Paz (2008) e Street (2013). Em termos metodológicos, este trabalho é do tipo documental (Gil, 2002) e assume abordagem de dados qualitativa-interpretativista (Moita Lopes, 1994). O corpus adotado contempla uma dissertação defendida no âmbito do programa (Araujo, 2020), cuja proposta focalizou o uso do dispositivo didático “projeto de letramento” como alternativa pedagógica que ressignifica a prática docente. As análises sinalizam a relevância do ProfLetras para o fomento da formação continuada e para ampliação dos letramentos laborais do professor, haja vista que possibilita ao profissional em formação a condição necessária a sua atuação como professor-pesquisador em sua própria sala de aula, transformando-a em um constante laboratório de pesquisa e intervenção pedagógica.
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