Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132Palavras-chave:
capacidades de linguagem, língua inglesa, gênero de texto plano de aulaResumo
Este artigo, de caráter qualitativo, possui como objetivo identificar e analisar as capacidades de linguagem mobilizadas pela participante focal deste estudo – uma docente de um curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês – durante o ensino do gênero de texto plano de aula, na preparação dos estudantes para o estágio supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II. Com a permissão da professora formadora, duas aulas foram audiogravadas e transcritas, formando, assim, o corpus da pesquisa. Os dados foram analisados à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2008), especificamente a partir dos estudos sobre o conceito de gênero de texto e/ou discursivo (Bronckart, 2008; Marcuschi, 2011; Motta-Roth, 2011) e do conceito de capacidades de linguagem (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristóvão; Stutz, 2011) a saber: capacidades de ação, capacidades discursivas, capacidades linguístico-discursivas e capacidades de significação. Os resultados da identificação das capacidades de linguagem e da análise das transcrições das aulas gravadas apontam para a mobilização de todas as capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula por parte da professora formadora, que o fez em diferentes momentos das aulas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRONCKART, Jean Pauel. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. A. R. Machado e M. L. M. Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
CEREJA, William. Significação e tema. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 201-220.
COLET, Andreia Roberta Rossi. A prática pedagógica de uma professora com cartuns no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Educação e Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017, 223 f. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3034/1/PB_PPGL_M_Colet%2c%20Andreia%20Roberta%20Rossi_2017.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Procedimentos de análise e interpretação em textos de avaliação. In: GUIMARÃES, A.; MACHADO, A.; COUTINHO, A. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 257-272.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como LI e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAÚJO, Júlio Cesar.; NICOLAIDES, Christine Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido da. Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. São Paulo: Pontes, 2011. p. 18-39.
DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste; BRONCKART, Jean Paul. L‘acquisition des discours: emergence de une competence ou apprentissage de capacities langagières? ÈLA – Études Linguistiques de Appliquée, Paris, n. 92, p. 23-37, 1993.
LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-32.
MOTTA-ROTH, Désirée. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 153-173.
Perry, Katy. Firework. [S. l.]: Official Music Video, 2010. 1 vídeo (3:53). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QGJuMBdaqIw. Acesso em: 16 jan. 2023.
REIS, Simone. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Londrina, v. 6, n. 1, 2006. p. 101-118. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982006000100007
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 11, p. 5-16, 1999.
STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178953. Acesso em: 12 jan. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Aparecida da Rosa Pires, Milena Ruaro, Didiê Ana Ceni Denardi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.