Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132

Palavras-chave:

capacidades de linguagem, língua inglesa, gênero de texto plano de aula

Resumo

Este artigo, de caráter qualitativo, possui como objetivo identificar e analisar as capacidades de linguagem mobilizadas pela participante focal deste estudo – uma docente de um curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês – durante o ensino do gênero de texto plano de aula, na preparação dos estudantes para o estágio supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II. Com a permissão da professora formadora, duas aulas foram audiogravadas e transcritas, formando, assim, o corpus da pesquisa. Os dados foram analisados à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2008), especificamente a partir dos estudos sobre o conceito      de gênero de texto e/ou discursivo (Bronckart, 2008; Marcuschi, 2011; Motta-Roth, 2011) e do conceito de capacidades de linguagem      (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristóvão; Stutz, 2011) a saber: capacidades de ação, capacidades discursivas, capacidades      linguístico-discursivas e capacidades de significação.  Os resultados      da identificação das capacidades de linguagem e da análise das transcrições das aulas gravadas apontam para a mobilização de todas as capacidades de linguagem no trabalho com o gênero      de texto plano de aula por parte da professora formadora, que o fez em diferentes momentos das aulas.

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Biografia do Autor

Bruna Aparecida da Rosa Pires, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023); bolsista CAPES; Graduada em Letras Português-Inglês pela UTFPR (2021).

Milena Ruaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023); bolsista CAPES; Graduada em Letras Português-Inglês pela UTFPR (2021); Realizou Projeto de Extensão “Português como Língua Adicional: Desenvolvimento da Expressão verbal e escrita” (2018-2019). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica “Políticas Linguísticas e Institucionalização do Ensino Superior” (2019-2020).

 

Didiê Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora titular aposentada da área de Letras-Inglês, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, como professora voluntária e extensionista.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

DA ROSA PIRES, Bruna Aparecida; RUARO, Milena; CENI DENARDI, Didiê Ana. Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 113–132, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48144. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos