O sujeito indeterminado em livros didáticos: uma análise à luz dos estudos do Círculo de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p152-173Palavras-chave:
Sujeito Indeterminado., Estilo, EnunciadoResumo
Este artigo busca investigar como o trabalho com a análise linguística é realizado em exercícios propostos no manual do professor de livros didáticos do PNLD destinados ao 7º ano do Ensino Fundamental, no período de implantação da BNCC nas escolas de educação básica. A partir de uma perspectiva de língua como produto da interação (BAKHTIN, 2019; VOLÓCHINOV, 2019), foram escolhidas duas obras que constavam dentre as opções a serem escolhidas pelas escolas no PNLD 2019. Partindo da hipótese de que a expressão ‘sujeito indeterminado’ não mais constaria como conteúdo explícito, já que nem a BNCC refere-se à tipologia dos sujeitos, procedeu-se à seleção de um exercício de cada obra, cujas questões abordassem, de forma explícita (na pergunta ou na resposta) a expressão ‘sujeito indeterminado’. Os resultados mostram que exercícios que restringem o olhar para aspectos formais e classificatórios, com foco na metalinguagem, ainda são uma realidade em livros didáticos do PNLD. Cabe ao professor o desafio de trabalhar com essas obras, aprofundando a perspectiva de língua como interação, com vistas a ampliar o estudo para as escolhas estilísticas dos enunciados e os efeitos de sentido produzidos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino de línguas. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
BALTHASAR, M.; GOULART, S. Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 7º ano – manual do professor.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.
COSTA, C. L.; NOGUEIRA, E.; MARCHETTI, G. Geração alpha língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Edições SM Educação, 2018. 7º ano – manual do professor.
CUNHA, C. F.; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexicon Informática, 2007.
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola: norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2004.
ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. 1. ed. São Paulo: Editora 35, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia da Silva Valerio, Francismar Furlanetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.