Os recursos de Modalidade em textos jornalísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p55

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional. Modalidade. Textos Jornalísticos.

Resumo

O presente artigo objetiva interpretar os usos dos recursos de Modalidade na construção do ponto de vista em textos de colunistas em jornal de grande circulação. A hipótese principal é que as posições assumidas/defendidas em Colunas de Opinião dependem formalmente de recursos de modulação/modalização para a construção dos posicionamentos dos sujeitos escritores. Para atender a esse propósito, foram selecionados textos que versam sobre a temática da covid-19, escritos pelos colunistas Cecília Machado (que escreve a partir da perspectiva econômica) e Alexandre Schneider (que escreve a partir da perspectiva educacional), ambos no jornal Folha de São Paulo. Após a coleta, produziu-se uma descrição dos recursos de modulação/modalização para a sua consequente interpretação, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os dados indicam que a construção de sentidos nos textos não se apoia em recursos do léxico de forma isolada ou puramente formal, conforme sugere a abordagem metodológica sistêmico-complexa proposta em Mendes (2016, 2018). Neste estudo, constatamos que os recursos léxico-gramaticais do Sistema de Modalidade (FUZER; CABRAL, 2014) são produtivos nos textos em análise, tendo em vista que são utilizados de forma recorrente nos textos, revelando os posicionamentos dos seus produtores. Portanto, esses recursos atuam e contribuem na trama do texto para construir o ponto de vista do colunista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Souza, Doutoranda/Universidade do Estado do rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UNINTER.

Referências

BUTT, David et al. Using functional grammar: an explorer‟s guide. Sidney: Macquarie University, 2001.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta (org.). Introdução à sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado das letras, 2014.

GHIO, Elsa E.; FERNÁNDES, María Delia. Linguística sistémico funcional: aplicaciones a la lengua española. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral/Waldhute Editionaes, 2008.

HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. London: Continuum, 2006.

HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4. ed. Oxon: Routledge, 2014.

MENDES, Wellington Vieira. As circunstâncias e a construção de sentido no blog. Dissertação (Mestrado em Letras). 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros - RN, 2010.

MENDES, Wellington Vieira. Mecanismos de junção em textos acadêmicos: uma abordagem sistêmico-funcional. 2016. 222f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

MENDES, Wellington Vieira. A perspectiva sistêmico-complexa na relação com os estudos da linguagem: experiência com textos acadêmicos. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 1, p. 21-40, jan./abr. 2018.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

SOUZA, Ana Paula Santos de. Os recursos de Modalidade em textos jornalísticos. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 55–70, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44480. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos