Os recursos de Modalidade em textos jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p55Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional. Modalidade. Textos Jornalísticos.Resumo
O presente artigo objetiva interpretar os usos dos recursos de Modalidade na construção do ponto de vista em textos de colunistas em jornal de grande circulação. A hipótese principal é que as posições assumidas/defendidas em Colunas de Opinião dependem formalmente de recursos de modulação/modalização para a construção dos posicionamentos dos sujeitos escritores. Para atender a esse propósito, foram selecionados textos que versam sobre a temática da covid-19, escritos pelos colunistas Cecília Machado (que escreve a partir da perspectiva econômica) e Alexandre Schneider (que escreve a partir da perspectiva educacional), ambos no jornal Folha de São Paulo. Após a coleta, produziu-se uma descrição dos recursos de modulação/modalização para a sua consequente interpretação, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os dados indicam que a construção de sentidos nos textos não se apoia em recursos do léxico de forma isolada ou puramente formal, conforme sugere a abordagem metodológica sistêmico-complexa proposta em Mendes (2016, 2018). Neste estudo, constatamos que os recursos léxico-gramaticais do Sistema de Modalidade (FUZER; CABRAL, 2014) são produtivos nos textos em análise, tendo em vista que são utilizados de forma recorrente nos textos, revelando os posicionamentos dos seus produtores. Portanto, esses recursos atuam e contribuem na trama do texto para construir o ponto de vista do colunista.Downloads
Referências
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta (org.). Introdução à sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado das letras, 2014.
GHIO, Elsa E.; FERNÁNDES, María Delia. Linguística sistémico funcional: aplicaciones a la lengua española. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral/Waldhute Editionaes, 2008.
HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. London: Continuum, 2006.
HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4. ed. Oxon: Routledge, 2014.
MENDES, Wellington Vieira. As circunstâncias e a construção de sentido no blog. Dissertação (Mestrado em Letras). 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros - RN, 2010.
MENDES, Wellington Vieira. Mecanismos de junção em textos acadêmicos: uma abordagem sistêmico-funcional. 2016. 222f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MENDES, Wellington Vieira. A perspectiva sistêmico-complexa na relação com os estudos da linguagem: experiência com textos acadêmicos. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 1, p. 21-40, jan./abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.