O papel da ficha de avaliação e da escuta no ensino do gênero seminário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p13

Palavras-chave:

Ensino do oral, Seminário, Ficha de avaliação, A escuta, Formação docente inicial

Resumo

O artigo parte de uma proposta de ficha de avaliação do seminário oral que visa à formação docente e discente na universidade. A ficha é utilizada em um curso de graduação em Letras para avaliar o gênero seminário em que os discentes apresentam o resultado de um tema selecionado e pesquisado. O objetivo deste artigo é discutir esse dispositivo didático tendo em vista a validade desse instrumento como norteador das futuras ações discentes e docentes, assim como a relevância do papel da escuta durante o seminário. A proposta visa contribuir, de forma mais ampla, para a reflexão sobre o ensino de gêneros orais no espaço acadêmico/escolar, mais especificamente da apresentação oral ou seminário, assim como para a importância de se considerar a avaliação do ouvinte de forma geral (e não apenas do professor).

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Biografia do Autor

Lília Santos Abreu-Tardelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto

Kelli Mileni Voltero, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos na UNESP.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

ABREU-TARDELLI, Lília Santos; VOLTERO, Kelli Mileni. O papel da ficha de avaliação e da escuta no ensino do gênero seminário. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 13–42, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37031. Acesso em: 15 nov. 2024.