Uma longa história de exclusão social: a representação discursiva da pobreza no noticiário do jornalismo impresso paulista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n1p113Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Noticiário, Mudança Discursiva, Exclusão Social.Resumo
Circunscrito ao quadro teórico da Análise Crítica do Discurso, o objetivo central desta pesquisa é o de analisar e descrever o noticiário publicado na grande mídia impressa paulista no decorrer dos séculos XIX, XX e XXI acerca de determinados grupos marginalizados socialmente, aqui entendidos enquanto segmentos pauperizados pela precária inserção e/ou exclusão do mercado de trabalho, e que assim se encontram em situação de subordinação socioeconômica, política e/ou cultural em relação a outro grupo, majoritário e dominante. Objetivamos, com essa análise, apresentar uma proposta capaz de suprir uma lacuna sistematicamente não preenchida na ACD, relacionada ao fato de se assumir a “mudança discursiva em relação à mudança social e cultural” (FAIRCLOUGH, 2001a, p. 126) como “foco e preocupação primeira da Análise Crítica do Discurso” (FAIRCLOUGH, 2001 b, p. 28) e, paradoxalmente, mediante uma análise mais detida da bibliografia disponível, constatar-se a primazia absoluta de pesquisas centradas no eixo da sincronia. Considerando que esses veículos de comunicação sempre estiveram sob o controle das classes dominantes, encontramos, nesse noticiário, um preconceito de base, em consonância com a própria ideologia vigente nesses grupos, materializado mediante diversos procedimentos discursivos (contemporaneamente camuflados, em contraposição aos períodos anteriores) que buscam o estabelecimento de determinados consensos hegemônicos e a manutenção do status quo. O material será extraído dos jornais Correio Paulistano e Folha de S. Paulo, selecionado a partir de recortes históricos operados em sintonia com os objetivos gerais da pesquisa.Downloads
Referências
BOLSAS PARA BAIXA RENDA EXTRAPOLARAM O ORÇAMENTO. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 mai. 2016, p. A 27.
COMUNICADOS: o Echo da verdade. O Correio Paulistano, São Paulo, 13 jul. de 1854. p. 2.
COSTA, Alessandra. Tradições Discursivas em jornais paulistas de 1854 a 1901: Gêneros entre a história da língua e a história dos textos. Munich: Grin, 2010.
COUTO, Berenice. O Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez, 2006.
EXÉRCITO DA SALVAÇÃO ANGARIA FUNDOS COM “PANELAS DE NATAL”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 dez. 1965. p. 11.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. London and New York: Longman, 1995.
______. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001a.
______. Critical discourse analysis as a method in social scientific research. In: Wodak, Ruth e Meyer, Michael. (orgs.) Methods of critical discourse analysis. London, Thousand Oaks, Nova Delhi: Sage, 2001b. p. 121-138.
______. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FREIRE FILHO, João. A sociedade do espetáculo revisitada. Famecos, Porto Alegre, nº 22, p. 33-46, 2003.
HALLIDAY, Michael. An Introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
MARSHALL, Leandro. O jornalismo na era da publicidade. São Paulo: Summus, 2003.
MARTIN, James; WHITE, Peter. The language of evaluation: appraisal in English. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
NOTÍCIAS DAS PROVÍNCIAS. O Correio Paulistano, São Paulo, 3 ago. 1855. p. 2.
NOTÍCIAS DAS PROVÍNCIAS. O Correio Paulistano, São Paulo, 6 abr. 1855. p. 2.
OLIVEIRA, Francisco. Vanguarda do atraso e atraso da vanguarda: Globalização e neoliberalismo na América Latina. Revista Praga, São Paulo, n. 4, p. 31-33, 1997.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. O tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SODRÉ, Nelson. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SPOSATI, Aldaíza. A menina LOAS: um processo de construção da assistência social. São Paulo: Cortez, 2007.
THOMPSON, John. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2008.
VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso, poder y cognición social. Cuadernos, Cali, año 2, 1994. Disponível em
<www.discursos.org/Art/Discurso,%20poder%20y%20cognici%F3n%20social.pdf>. Acesso em: 6 de junho de 2018.
______. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.
WODAK, Ruth. 2004. Do que trata a ACD: um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 4, n. especial, p. 223-243, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.