O consenso entre as vozes dialógicas das DCNs para o uso das tecnologias digitais na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n1p213

Palavras-chave:

Bakhtin, tecnologias digitais, gênero do discurso normativo, relações dialógicas, formação docente

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a formação do docente no que se refere ao trabalho com as tecnologias digitais e propor alguns princípios para uma proposta de ensino dessas tecnologias à luz das reflexões de Bakhtin e seu Círculo. Para isso, concentra-se na caracterização de um documento oficial normativo como um gênero do discurso e na verificação do modo como se travam nele as relações dialógicas para o tema apresentado. Sua metodologia é de cunho qualitativo e bibliográfico. Nossa investigação orientou-se pela perspectiva metodológica de Bakhtin e de seu Círculo, amparada na concepção ampla de enunciados, gêneros discursivos, esferas e dialogismo, bem como nos trabalhos de seus comentadores, tais como: Faraco (2009), Brait (2005; 2016), Grillo (2016), Marchezan (2016) e Fiorin (2017). Constatou-se que o discurso da Resolução reflete e refrata a voz de uma alta esfera pública educacional (MEC/CNE/CP), assim como, circula e é consumido nas esferas educacionais de formação docente e escolar. As vozes dos autores são de sujeitos ativos no discurso, que ao enunciar, se direcionam aos seus interlocutores, que são as Instituições de Ensino Superior (IES), e aos sujeitos em formação docente e escolar. O contexto enunciativo da Resolução CNE/CP 2/2015 assume o papel de formar docentes para uma educação de qualidade e contemporânea, pois existe em diversos pontos do enunciado a preocupação por parte dos enunciadores sobre a implantação dos recursos das tecnologias digitais nos ambientes de formação.

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Biografia do Autor

Terezinha Gorete Vilela Soares, Universidade de Franca

Mestre em Línguística pela Universidade de Franca

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Universidade de Franca - UNIFRAN

Doutora em Linguistica. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca

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Publicado

14-06-2020

Como Citar

SOARES, Terezinha Gorete Vilela; LUDOVICE, Camila de Araújo Beraldo. O consenso entre as vozes dialógicas das DCNs para o uso das tecnologias digitais na formação docente. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 1, p. 213–240, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n1p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36324. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos