O consenso entre as vozes dialógicas das DCNs para o uso das tecnologias digitais na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n1p213

Palavras-chave:

Bakhtin, tecnologias digitais, gênero do discurso normativo, relações dialógicas, formação docente

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a formação do docente no que se refere ao trabalho com as tecnologias digitais e propor alguns princípios para uma proposta de ensino dessas tecnologias à luz das reflexões de Bakhtin e seu Círculo. Para isso, concentra-se na caracterização de um documento oficial normativo como um gênero do discurso e na verificação do modo como se travam nele as relações dialógicas para o tema apresentado. Sua metodologia é de cunho qualitativo e bibliográfico. Nossa investigação orientou-se pela perspectiva metodológica de Bakhtin e de seu Círculo, amparada na concepção ampla de enunciados, gêneros discursivos, esferas e dialogismo, bem como nos trabalhos de seus comentadores, tais como: Faraco (2009), Brait (2005; 2016), Grillo (2016), Marchezan (2016) e Fiorin (2017). Constatou-se que o discurso da Resolução reflete e refrata a voz de uma alta esfera pública educacional (MEC/CNE/CP), assim como, circula e é consumido nas esferas educacionais de formação docente e escolar. As vozes dos autores são de sujeitos ativos no discurso, que ao enunciar, se direcionam aos seus interlocutores, que são as Instituições de Ensino Superior (IES), e aos sujeitos em formação docente e escolar. O contexto enunciativo da Resolução CNE/CP 2/2015 assume o papel de formar docentes para uma educação de qualidade e contemporânea, pois existe em diversos pontos do enunciado a preocupação por parte dos enunciadores sobre a implantação dos recursos das tecnologias digitais nos ambientes de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Gorete Vilela Soares, Universidade de Franca

Mestre em Línguística pela Universidade de Franca

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Universidade de Franca - UNIFRAN

Doutora em Linguistica. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2011.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 87-98.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC/CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 1, p. 41-67, 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18721/10944. Acesso em: 9 de julho de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Esfera e campo. In: Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016. p. 133-160.

MARCHEZAN, Renata Coelho. Diálogo. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2016. p. 115-131.

RESOLUÇÃO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 566.

Downloads

Publicado

14-06-2020

Como Citar

SOARES, Terezinha Gorete Vilela; LUDOVICE, Camila de Araújo Beraldo. O consenso entre as vozes dialógicas das DCNs para o uso das tecnologias digitais na formação docente. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 1, p. 213–240, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n1p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36324. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos