Como o aluno analisa uma crônica sem o narrador da história?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p215Palavras-chave:
Tomada de consciência, Crônica, Narrador, Atividades inferenciaisResumo
O presente artigo tem como objetivo ensinar a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I procedimentos de leitura a fim de que eles desenvolvam um comportamento leitor. Dessa forma, o intuito deste trabalho foi tornar observável para os alunos crônicas construídas com a presença ou não do narrador. Assim, foi necessário criar uma sequência de atividades com questões inferenciais que implicam, provavelmente, a tomada de consciência sobre o objeto de conhecimento. Para tanto, o trabalho está fundamentado na concepção interacionista sociodiscursiva (BAKHTIN, 2016; DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010; SCHNEUWLY, 2004) e nas ideias de Vigotski (2007, 2009), ao discutir o processo da tomada de consciência e as relações de interação social que permitem o avanço significativo no aprendizado e no desenvolvimento do aluno, entre outros autores. Os resultados apontam que ao fazer boas intervenções, elas conduzem o aluno a refletir sobre o texto estudado, tornando observável os aspectos linguístico e notacional usados pelos autores. Em conclusão, ensinar os procedimentos de leitura permite que, posteriormente, o aluno possa fazer escolhas dos elementos que compõem uma narrativa para os seus próprios textos.Downloads
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