Como o aluno analisa uma crônica sem o narrador da história?

Autores

  • Diogo Fernando Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p215

Palavras-chave:

Tomada de consciência, Crônica, Narrador, Atividades inferenciais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ensinar a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I procedimentos de leitura a fim de que eles desenvolvam um comportamento leitor. Dessa forma, o intuito deste trabalho foi tornar observável para os alunos crônicas construídas com a presença ou não do narrador. Assim, foi necessário criar uma sequência de atividades com questões inferenciais que implicam, provavelmente, a tomada de consciência sobre o objeto de conhecimento. Para tanto, o trabalho está fundamentado na concepção interacionista sociodiscursiva (BAKHTIN, 2016; DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010; SCHNEUWLY, 2004) e nas ideias de Vigotski (2007, 2009), ao discutir o processo da tomada de consciência e as relações de interação social que permitem o avanço significativo no aprendizado e no desenvolvimento do aluno, entre outros autores. Os resultados apontam que ao fazer boas intervenções, elas conduzem o aluno a refletir sobre o texto estudado, tornando observável os aspectos linguístico e notacional usados pelos autores. Em conclusão, ensinar os procedimentos de leitura permite que, posteriormente, o aluno possa fazer escolhas dos elementos que compõem uma narrativa para os seus próprios textos.

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Biografia do Autor

Diogo Fernando Santos, Universidade de Taubaté

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

SANTOS, Diogo Fernando. Como o aluno analisa uma crônica sem o narrador da história?. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 215–237, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/34087. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos