Neymar e Tite: formações-discursivas e posiçõessujeito numa análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p141

Palavras-chave:

Posições-sujeito, Ideologia, Memória discursiva

Resumo

O presente trabalho promove uma análise discursiva de depoimentos em dois vídeos disponíveis no Youtube e acessados em 09 de julho de 2018, nos quais o treinador Tite, a partir da posição-sujeito de técnico do Corinthians e da posição de técnico da seleção brasileira aparece enunciando declarações distintas acerca do efeito “cai-cai” do jogador Neymar. Nessa diretriz, por meio dos postulados teóricos e analíticos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), baseado nos estudos de Pêcheux, na Europa, de Orlandi, no Brasil e demais estudiosos, realiza um gesto de leitura para mostrar como o mesmo sujeito migra de sentidos a partir do lugar social que enuncia, mostrando que sujeito e sentido se constituem mutuamente. Desse modo, como defende a AD, este artigo mostra que o poder está no lugar ocupado pelo sujeito do discurso, constituído pela formação discursiva, que determina o que pode e o que deve ser dito. Assim, pretende-se contribuir para a ampliação de pesquisas sobre o discurso desportivo, ao analisar esses vídeos como materialidades discursivas, que produzem efeitos de sentido e deslocamentos, funcionando como unidades de sentido que envolvem o sujeito, a situação e a memória.

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Biografia do Autor

Dalexon Sérgio da Silva, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias ea Faculdade ee Letras ea Universidade ee Lisboa (CLEPUL) - Portugal.

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

SILVA, Dalexon Sérgio da. Neymar e Tite: formações-discursivas e posiçõessujeito numa análise discursiva. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 141–164, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33925. Acesso em: 23 dez. 2024.

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