Multiletramentos e objetos de conhecimento do ENEM: um olhar sobre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p27Palavras-chave:
Multiletramentos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Objetos de conhecimento da área de Linguagens, códigos e suas tecnologiasResumo
Neste trabalho, faz-se uma aproximação entre os estudos dos multiletramentos e os objetos de conhecimento que constituem as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A base teórica está ancorada, principalmente, nos estudos dos multiletramentos em interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais – de Ensino Fundamental (1998) e de Ensino Médio (2000) – e a Matriz de Referência do ENEM (2012). O objetivo principal é analisar questões das provas aplicadas entre os anos de 2013 a 2016, com o intuito de compreender de que forma elas contemplam conhecimentos relacionados aos multiletramentos, mais especificamente, às múltiplas semioses e tecnologias envolvidas nos processos de interação, bem como à multiculturalidade inerente às formações sociais. Das questões encontradas abordando tais conhecimentos, foram selecionadas quatro para compor o corpus deste estudo. A análise aponta que esses conhecimentos vêm imbricados, de forma implícita, nos enunciados das questões, exigindo que o leitor tenha certa familiaridade com eles para que consiga interpretá-los corretamente. Também aponta para a necessidade de, cada vez mais, elaborarem-se atividades de ensino efetivamente voltadas aos multiletramentos, com vistas a contribuir para a formação de sujeitos que possam usar os conhecimentos adquiridos na escola para melhor interagir e resolver problemas no meio social.
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