A representação de Atores Sociais no discurso da revista Caros Amigos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p135Palavras-chave:
Ator social, Mídia alternativa, Representação socialResumo
O objetivo deste trabalho é verificar como se estabelece a construção da imagem dos Atores Sociais mídia corporativa, revista Caros Amigos e leitor da mesma no discurso da própria revista. Nosso intuito mais amplo é analisar o discurso veiculado pela denominada mídia alternativa (ou independente), considerando especialmente a construção da opinião expressa. Este trabalho parte dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1985) e Halliday e Matthiessen (2004), bem como do sistema sociossemântico desenvolvido por Van Leeuwen (2008) a partir da LSF. Para alcançarmos nossos objetivos, analisamos em nossa tese de doutorado a Representação dos Atores Sociais destacados em quinze editoriais e três artigos de opinião da revista Caros Amigos. Neste artigo, apresentaremos um panorama das Representações em todo o corpus, e também a análise específica de dois dos editoriais: “Caminhos” (mar. 2003) e “A linha de frente” (out. 2007). Observamos que uma das estratégias para expressar a opinião nesse discurso é a maneira como é materializada linguisticamente a Representação dos Atores Sociais, especialmente a mídia corporativa, o Ator Social mais frequente em nosso corpus. A mídia corporativa é representada principalmente por Categorizações, ou seja, referida como se se tratasse de uma única instituição homogênea. Além disso, ela é recorrentemente avaliada por meio de Representações que revelam uma crítica que aponta para a falta de ética jornalística
Downloads
Referências
EGGINS, Suzanne. An introduction to systemic functional linguistics. London: Continuum, 2004.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. An introduction to functional grammar. London: Hodder Education, 2004.
VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice. New tools for critical discourse analysis. Oxford: University Press, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.