Desafios na compreensão de textos em espanhol como língua estrangeira: saberes e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p25Palavras-chave:
Compreensão textual, Dificuldades, Espanhol como língua estrangeira, Leitura.Resumo
O ato de ler constitui um processamento da linguagem que ocorre de forma complexa e de diferentes modos a depender do leitor. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a compreensão de textos em espanhol como língua estrangeira (ELE) com alunos de quatro escolas da rede pública na cidade de Aracaju, Sergipe. Os pressupostos teóricos do trabalho estão baseados em Kleiman (1998), Solé (1998), Koch (2003), Alliende & Condemarín (2005), Marcuschi (2008), entre outros. Para tanto, buscou-se, através de cinco oficinas de leitura com diferentes gêneros textuais, avaliar a compreensão literal e inferencial; verificar a reorganização, a avaliação e a leitura crítica; e comparar, entre os gêneros, as dificuldades encontradas na compreensão. A taxonomia de Barret (1968) foi utilizada como referência para a análise das atividades leitoras, o que possibilitou a descrição dos fatores que podem interferir nesse processo facilitando ou dificultando o trabalho do leitor que apresenta dificuldades na compreensão. Com os dados obtidos, foi possível verificar que a temática tratada no texto, o gênero, a linguagem empregada, e o conhecimento prévio influenciam no processo leitor. No entanto, tais aspectos provocaram alguns questionamentos acerca da limitada compreensão de alguns estudantes que, por estarem no Ensino Médio, deveriam demonstrar mais habilidade na compreensão de temáticas e gêneros que estão além das suas vivências. Visto isso, reconheceu-se a importância de um trabalho ampliado e contextualizado de leitura no contexto escolar, pois isso contribuirá para que o leitor possa trafegar em diferentes contextos comunicativos de modo mais eficaz.
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