“O risco do efeito contrário”: a contradição como processo discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p255

Palavras-chave:

Sentido, Sujeito, Ideologia, Contradição, Discurso

Resumo

Embasados na perspectiva da Análise de Discurso (AD), postulada por Michel Pêcheux, na França, e Eni Pulccinelli Orlandi, no Brasil, entendemos a contradição como um elemento fundamental na produção de sentidos e discursos, sendo ela constitutiva do dizer, sinalizando para a incompletude e não transparência da língua. Neste sentido, analisamos, neste trabalho, como a produção de sentidos é atravessada pelas relações língua/sujeito/história, desorganizando os discursos e os efeitos de sentidos, atestando para a evidência de que ao dizer o sujeito é autônomo. Nosso corpus é composto de comentários na rede social Facebook sobre a campanha da cerveja Puro Malte Rosa Vermelha Mulher e, por ele buscamos refletir como se produz o efeito contrário, ou a contradição, discursivamente, nas relações de sentidos e sujeitos, movimento que permite o deslize, a falha e o sentido outro, em discurso. Retomamos as noções de sujeito e suas tomadas de posição, a ideologia e a contradição como elementares para o processo de constituição e formulação do dizer, espaço movente de deslocamento e (des)organização de sentidos e sujeitos. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Lachovski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Referências

DIAS, Cristiane. Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos). São Paulo: Hucitec, 2012.

GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania Mariani et al. 3. ed. Campinas, São Paulo: Ed. da Unicamp, 1997.

GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. Campinas: Pontes, 2004.

INDURSKY, Freda. Remontando de Pêcheux a Foucault: uma leitura em contraponto. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Org.). Michel Pêcheux e a análise de discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005. p. 183-194.

MACHO. In: DICIONÁRIO online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/macho. Acesso em: 8 jun. 2017.

MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Tradução de Eni Pulccinelli Orlandi. São Paulo: Pontes, 2003.

MELO, José Marques de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. São Paulo: Mantiqueira, 2003.

MITTMANN, Solange. Alguns apontamentos sobre militância digital. In: GRIGOLETTO, Evandra et al. Discursos em rede: práticas de (re)produção, movimentos de resistência e constituição de subjetividades no ciberespaço. Recife: UFPE, 2011. p. 119-139.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. São Paulo: Pontes, 2006.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2012a.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Sentidos em fuga: efeitos de polissemia e do silêncio. In: CARROZA, Guilherme; SANTOS, Mirian dos; SILVA, Telma Domingues da (Org.). Sujeito, sociedade, sentidos. Campinas: Ed. RG, 2012b. v. 1, p. 11-28.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999.p. 49-58.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Pulccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

VENTURINI, Maria Cleci. Imaginário urbano: espaço de rememoração/ comemoração. Passo Fundo: Ed. UFP, 2009.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

LACHOVSKI, M. A. “O risco do efeito contrário”: a contradição como processo discursivo. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 255–274, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p255. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29798. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos