O uso de metáforas no português acadêmico por alunos de graduação: uma análise baseada em corpus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p231

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Discurso acadêmico, Português acadêmico, Linguística de corpus.

Resumo

Pesquisas e estudos hoje têm demonstrado que a metáfora desempenha um papel importante no discurso acadêmico, o que tem alimentado discussões e reflexões acerca do seu uso (HERRMANN, 2013; GIANONNI, 2009; GIBBS, 2008; STEFANOWITSCH; GRIES, 2006). No discurso acadêmico de língua portuguesa, especificamente, pesquisas sobre esse fenômeno ainda são bastante incipientes, fazendo-se necessário um estudo que investigue o uso de metáforas nesse sentido. Considerando esse panorama, esta pesquisa tem por objetivo analisar e discutir o uso de metáforas no português acadêmico da graduação, promovendo uma caracterização desse discurso, bem como, futuramente, auxiliar falantes nativos do português brasileiro e de português como língua adicional que necessitam utilizar esse tipo de gênero. Assumindo a perspectiva da Linguística Cognitiva, a qual entende o sistema conceitual do ser humano como fundamentalmente metafórico por natureza (LAKOFF; JOHNSON, 1980), analisamos um corpus constituído por artigos acadêmicos de alunos de graduação (falantes nativos do português brasileiro) de uma universidade privada do Sul do Brasil. O corpus pesquisado compreende 30 trabalhos de conclusão das áreas da Comunicação Social e das Ciências da Computação. A partir da análise realizada, observamos que as áreas em questão parecem utilizar as metáforas de forma diferenciada, apresentando características distintas em cada uma delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Presotto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Karina Veronica Molsing, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Referências

ANTHONY, Laurence. AntConc (Version 3.4.3) [Windows 3.4.4]. Tokyo: Waseda University, 2014. Available in: http://www.laurenceanthony.net/. Access in: 10 july 2016.

BERBER SARDINHA, Tony. Análise de metáfora em corpora. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, n. 52, p. 67-199, jan./jun, 2007.

BIBER, Douglas. Variation across speech and writing. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

BIBER, Douglas et al. The Longman Grammar of Spoken and Written English. London: Longman, 1999. CAMERON, Lynne. Metaphor in educational discourse. London: Equinox, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. v 1.0. Curitiba: Positivo, 2009.

FREITAS, Valéria Simões; BEZERRA, Benedito Gomes. O Papel da Metáfora em Textos Acadêmicos: o artigo científico em cena. In: JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., 2012, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2012.

GIANONNI, Davide Simone. Disciplinary Values in English Academic Metaphors. Linguistica e Filologia, Bergamo, p.173-191, 2009.

GIBBS, Raymond. The Poetics of mind: Figurative thought, language and understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. GIBBS, Raymond. Metaphor and thought: The state of the art. In: GIBBS, Raymond. (Ed.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p.3-16.

HERRMANN, Julia Berenike. Metaphor in academic discourse Linguistic forms, conceptual structures, communicative functions and cognitive representations. PhD, Faculty of Arts, VU University Amsterdam, The Netherlands, 2013.

HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. V. 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

HYLAND, Ken; BONDI, Marina. (Ed.). Academic Discourse Across Disciplines. Bern: Peter Lang, 2006.

KÖVECSES, Zoltan. Metaphor: a practical introduction. Oxford: Oxford University Press, 2010.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Afterword, 2003. In: LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003. p. 243-276.

LAKOFF, George; TURNER, Mark. More than Cool Reason: A Field Guide to Poetic Metaphor. Chicago: Chicago University Press, 1989.

LOW, Graham. Metaphor and education. In: GIBBS, Raymond (Ed.). The Cambridge handbook of metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 212-231.

MEDLIK, S.; INGRAM, Hadyn. Introdução à Hotelaria: Gerenciamento e Serviços. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

SEMINO, Elena. Metaphor in discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. SIQUEIRA, Maity et al. Metaphor identification in a terminological dictionary. Ibérica ,Madrid, v. 17, p. 157-174, 2009.

STEEN, Gerard; GIBBS, Raymond W. Introduction. In: GIBBS, Raymond W.; STEEN, Gerard (Ed.). Metaphor in cognitive linguistics. Amsterdam: Benjamins, 1999.

STEFANOWITSCH, Anatol; GRIES, Stefan Th. (Ed.). Corpus-based approaches to metaphor and metonymy. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

TEMMERMAN, Rita. Towards New Ways of Terminology Description: The Sociocognitive Approach. Amsterdam: John Benjamins, 2000.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

PRESOTTO, Leticia; MOLSING, Karina Veronica. O uso de metáforas no português acadêmico por alunos de graduação: uma análise baseada em corpus. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 231–253, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29603. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos