Internetês: neologismos gírios nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p179Palavras-chave:
Sociolinguística, Gírias, Hipertexto, InternetêsResumo
O artigo trata de gírias criadas e usadas nas redes sociais. Objetiva analisar neologismos gírios e estabelecer como o ciberespaço contribui para a formação de novos termos a partir das novas configurações de interação observadas com o advento das redes sociais. Baseia-se na Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1994, 2008), nos conceitos sobre gírias (PRETI, 2006) e nos estudos sobre hipertexto (MARCUSCHI, 2005). Como procedimentos metodológicos, analisa gírias efetivamente criadas pelas e nas redes sociais, busca descrevê-las em diversos aspectos e traça o perfil do usuário de tais neologismos, a partir da formulação de categorias de análise para interpretação dos dados coletados. Para tanto, utiliza a pesquisa quantitativo-qualitativa, sob o viés exploratório, por meio de amostras retiradas das redes sociais. Conclui-se, por meio da análise dos dados coletados, que o internetês é, de fato, um conjunto neológico da internet e que a gíria é uma variação observada pelo que representa sua adoção e uso.Referências
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