Internetês: neologismos gírios nas redes sociais

Autores

  • Flavio Biasutti Valadares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus São Paulo
  • Mateus Rodrigues de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p179

Palavras-chave:

Sociolinguística, Gírias, Hipertexto, Internetês

Resumo

O artigo trata de gírias criadas e usadas nas redes sociais. Objetiva analisar neologismos gírios e estabelecer como o ciberespaço contribui para a formação de novos termos a partir das novas configurações de interação observadas com o advento das redes sociais. Baseia-se na Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1994, 2008), nos conceitos sobre gírias (PRETI, 2006) e nos estudos sobre hipertexto (MARCUSCHI, 2005). Como procedimentos metodológicos, analisa gírias efetivamente criadas pelas e nas redes sociais, busca descrevê-las em diversos aspectos e traça o perfil do usuário de tais neologismos, a partir da formulação de categorias de análise para interpretação dos dados coletados. Para tanto, utiliza a pesquisa quantitativo-qualitativa, sob o viés exploratório, por meio de amostras retiradas das redes sociais. Conclui-se, por meio da análise dos dados coletados, que o internetês é, de fato, um conjunto neológico da internet e que a gíria é uma variação observada pelo que representa sua adoção e uso.

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Biografia do Autor

Flavio Biasutti Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus São Paulo

Pós-doutorado, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Doutorado em Língua Portuguesa (PUCSP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) /Campus São Paulo. 

Mateus Rodrigues de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus São Paulo

Graduando em Letras Português-IFSP/Campus São Paulo.

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Publicado

25-11-2016

Como Citar

VALADARES, F. B.; MOURA, M. R. de. Internetês: neologismos gírios nas redes sociais. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 179–198, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p179. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/24041. Acesso em: 27 abr. 2024.

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