A formação crítica de alunos e professores de inglês: uma relação entre escrita, argumentação e letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p127Palavras-chave:
Letramento crítico, Argumentação, Process writingResumo
Como professores e pesquisadores, pretendemos promover a formação crítica dos alunos da nossa universidade por meio do ensino de línguas. Ao almejar essa formação, tentando não prejudicar o desenvolvimento das habilidades linguísticas, decidimos conduzir uma pesquisa-ação (BURNS, 2009) para compreender os processos de argumentação escrita e da formação crítica. Brydon (2010), Duboc (2012) e Jordão (2013) norteiam nosso estudo com relação ao letramento crítico, enquanto fundamentamo-nos principalmente em Liberali (2009) e Harmer (2007) para escrever sobre argumentação e escrita. Coletamos os dados por meio de anotações da professora observadora, dos textos escritos pelos alunos e dos planos e diários de aula. A interpretação de dados revelou que o processo de desenvolvimento da argumentação se fez mais relevante que uma possível adesão recorrente dela, contribuindo melhor para a formação crítica. Além disso, combinar docência com pesquisa resultou em reflexões que poderão ocasionar mudanças em nossas práticas docentes.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/. Acesso em: 1 mar. 2015.
BROWN, Douglas H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Prentice Hall, 1994.
BRYDON, Diana. Critical literacies for globalizing times. Critical Literacies: Theories and Practices. v. 4, n. 2, p. 16-28, 2010. Disponível em: http://criticalliteracy.freehostia.com/index.php?journal=criticalliteracy&page=. Acesso em: 3 mar. 2015.
BURNS, Anne. Action research in second language teacher education. In: BURNS, Anne; RICHARDS, Jack C. (Ed.). The Cambridge guide to second language teacher education. New York: Cambridge University, 2009.
CERVETTI, Gina.; PARDALES, Michael J.; DAMICO, James S. A tale of differences: Comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4 n. 9, 2001. Disponível em: http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=/articles/. Acesso em: 28 fev. 2014.
DEPARTMENT OF EDUCATION TASMANIA. School Education Division. English Learning Area: Critical literacy. 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2014.
DUBOC, Ana Paula Martinez. Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação de professores de inglês. 2012. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.
DUCROT, Osvald. O dizer e o dito. Revisão técnica da tradução Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.
GALINARI, Melliandro Mendes. Logos, ethos e patos: “três lados” da mesma moeda. Alfa: revista de linguística, São José Rio Preto, v. 58 n. 2, jun./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-57942014000200257&script=sci_arttext. Acesso em: 3 mar. 2015.
HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching. 4th ed. Harlow: Pearson Longman, 2007.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: HILSDORF ROCHA, Cláudia; FRANCO MACIEL, Ruberval. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 69-90. (Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 33).
KROLL, Barbara. Considerations for teaching an ESL/EFL course. In: LARSENFREEMAN, Diane; CELCE-MURCIA, Marianne. (Ed.). Teaching English as a second or foreign language. 3 rd Ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001. p. 219-232.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Creative Chain in the Process of Becoming a Totality. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 100-124, 2009.
MCLAUGHLIN, Maureen; DEVOOGD, Glenn. Critical Literacy as Comprehension: Expanding reader response. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 48, n. 1, p. 52-62, 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40012284. Acesso em: 18 jul. 2010.
OXFORD, Rebecca L. Language Learning Strategies: What every teacher should know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. (Coleção Lingua[gem.]).
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira - Inglês: etapas complementar e final. São Paulo: SME, DOT, 2010.
SCRIVENER, Jim. Learning Teaching. Oxford: Macmillan, 1994. SEOW, Anthony. The writing process and process writing. In: RICHARDS, Jack C; RENANDYA, Willy A. (Ed.). Methodology in language teaching: an anthology of current practice. New York: Cambridge University Press, 2002. p. 315-320.
STREET, B. What’s ‘new’ in new literacy studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.
SYLVESTER, C. Development Studies and Postcolonial Studies: Disparate tales of the “Third World.” Third World Quarterly, v. 20, n. 4, p. 703-721, 1999.
TOULMIN, Stephen. The uses of argument. 1958. Cambridge: Cambridge University, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.