A formação crítica de alunos e professores de inglês: uma relação entre escrita, argumentação e letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p127

Palavras-chave:

Letramento crítico, Argumentação, Process writing

Resumo

Como professores e pesquisadores, pretendemos promover a formação crítica dos alunos da nossa universidade por meio do ensino de línguas. Ao almejar essa formação, tentando não prejudicar o desenvolvimento das habilidades linguísticas, decidimos conduzir uma pesquisa-ação (BURNS, 2009) para compreender os processos de argumentação escrita e da formação crítica. Brydon (2010), Duboc (2012) e Jordão (2013) norteiam nosso estudo com relação ao letramento crítico, enquanto fundamentamo-nos principalmente em Liberali (2009) e Harmer (2007) para escrever sobre argumentação e escrita. Coletamos os dados por meio de anotações da professora observadora, dos textos escritos pelos alunos e dos planos e diários de aula. A interpretação de dados revelou que o processo de desenvolvimento da argumentação se fez mais relevante que uma possível adesão recorrente dela, contribuindo melhor para a formação crítica. Além disso, combinar docência com pesquisa resultou em reflexões que poderão ocasionar mudanças em nossas práticas docentes.

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Biografia do Autor

Raphaela Priscylla Barros Campbell, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Estudos da Comunicação na Universidade de Montana, Estados Unidos.

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do Programa Idiomas Sem Fronteiras - Inglês (MEC/SeSu) na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

25-11-2016

Como Citar

CAMPBELL, Raphaela Priscylla Barros; IFA, Sérgio. A formação crítica de alunos e professores de inglês: uma relação entre escrita, argumentação e letramento crítico. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 127–152, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p127. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/23954. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos