Os lugares discursivos ocupados pelos sujeitos aluno e professor e sua relação com a instituição escolar: um caso de rompimento(s) e eco(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p85

Palavras-chave:

Sujeito, Análise de discurso francesa, Estudos bakhtinianos, Discurso escolar, Paradigma indiciário

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a questão do discurso na escola. Orientamo-nos para as teorias da Análise de discurso e dos estudos bakhtinianos, com suas concepções de sujeito diferentes; e no paradigma indiciário como metodologia. O objeto de estudos é o diário de campo de um estagiário em Literatura Brasileira em uma escola estadual da cidade de Bagé (RS). Os resultados apontam para o assujeitamento, assim como, para um sujeito ativo nos discursos analisados. Fundamentalmente, há a contradição em ambos os casos, isto é, professores e alunos se posicionam tanto em um quanto em outro lugar discursivo, às vezes ecoando, às vezes desafiando os discursos institucionais.

Biografia do Autor

Nathan Bastos de Souza, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduação em andamento em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

 

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

PhD in Applied Linguistics at the  Universidade Estadual de Campinas. Professor in the Literature course at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

04-12-2015

Como Citar

SOUZA, Nathan Bastos de; DORNELLES, Clara. Os lugares discursivos ocupados pelos sujeitos aluno e professor e sua relação com a instituição escolar: um caso de rompimento(s) e eco(s). Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 85–104, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/20322. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos