Os lugares discursivos ocupados pelos sujeitos aluno e professor e sua relação com a instituição escolar: um caso de rompimento(s) e eco(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p85

Palavras-chave:

Sujeito, Análise de discurso francesa, Estudos bakhtinianos, Discurso escolar, Paradigma indiciário

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a questão do discurso na escola. Orientamo-nos para as teorias da Análise de discurso e dos estudos bakhtinianos, com suas concepções de sujeito diferentes; e no paradigma indiciário como metodologia. O objeto de estudos é o diário de campo de um estagiário em Literatura Brasileira em uma escola estadual da cidade de Bagé (RS). Os resultados apontam para o assujeitamento, assim como, para um sujeito ativo nos discursos analisados. Fundamentalmente, há a contradição em ambos os casos, isto é, professores e alunos se posicionam tanto em um quanto em outro lugar discursivo, às vezes ecoando, às vezes desafiando os discursos institucionais.

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Biografia do Autor

Nathan Bastos de Souza, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduação em andamento em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

 

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

PhD in Applied Linguistics at the  Universidade Estadual de Campinas. Professor in the Literature course at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

04-12-2015

Como Citar

SOUZA, Nathan Bastos de; DORNELLES, Clara. Os lugares discursivos ocupados pelos sujeitos aluno e professor e sua relação com a instituição escolar: um caso de rompimento(s) e eco(s). Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 85–104, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/20322. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos