Os lugares discursivos ocupados pelos sujeitos aluno e professor e sua relação com a instituição escolar: um caso de rompimento(s) e eco(s)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p85Palavras-chave:
Sujeito, Análise de discurso francesa, Estudos bakhtinianos, Discurso escolar, Paradigma indiciárioResumo
O objetivo deste trabalho é investigar a questão do discurso na escola. Orientamo-nos para as teorias da Análise de discurso e dos estudos bakhtinianos, com suas concepções de sujeito diferentes; e no paradigma indiciário como metodologia. O objeto de estudos é o diário de campo de um estagiário em Literatura Brasileira em uma escola estadual da cidade de Bagé (RS). Os resultados apontam para o assujeitamento, assim como, para um sujeito ativo nos discursos analisados. Fundamentalmente, há a contradição em ambos os casos, isto é, professores e alunos se posicionam tanto em um quanto em outro lugar discursivo, às vezes ecoando, às vezes desafiando os discursos institucionais.Downloads
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